Palestra no IESA apresenta oportunidades de intercâmbio na Holanda

Study in HollandRepresentantes da Instituição Nuffic Neso Brazil realizaram uma palestra sobre intercâmbio na Holanda para estudantes de graduação e pós-graduação. A palestra foi ministrada pelo presidente da instituição, Remon Daniel Boef, que apresentou a Nuffic, que atua sobre curiosidades e história da Holanda.


Na apresentação, os estudantes ficaram sabendo de detalhes de programas, como o Ciência Sem Fronteiras, específicos para cursos de graduação. A Neso também viabiliza modalidades que oferecem bolsas para cursos de graduação, mestrado e doutorado, como o Orange Tulip Scholarship (OTS). A duração do intercâmbio é variada, podendo ser de 1 ano ou até 4 anos.

O programa OTS é exclusivo para brasileiros, auxiliando com bolsas de diferentes valores no pagamento do curso. Manoela Barbosa, estudante do curso de Geografia, ficou interessada pelo programa, porque é aberto para os cursos de Ciências Humanas. “Quero fazer o mestrado fora do Brasil e ganhar uma bolsa de estudos seria muito bom”, explica a estudante.

Quem participou da palestra pôde saber detalhes sobre a Holanda, especificidades do ensino superior holandês e como ingressar em cada intercâmbio. Em todas as modalidades, é necessário passar por um teste de proficiência em inglês, única língua exigida para o intercâmbio, e cada programa requer documentos específicos, que podem ser conferidos no site Nuffic Neso Brazil.

A viagem e o início dos estudos estão previstos para começar no segundo semestre de 2014, mas os interessados devem ficar atentos: as inscrições ficam abertas até março de 2014.

Fonte: Planeta Universitário