Novos coreógrafos estreiam em GYN obra premiada pela Funarte

Herdeiros da Quasar, os intérpretes criadores Gabriel Côrtes e Tainara Carareto apresentam novo tipo de criação e exploram temática permeada pela beleza e complexidade. O espetáculo Segundo fala sobre a multifacetada mulher contemporânea
 

 

A8 01 Lu Barcelos

Cena de Segundo: espetáculo parte de uma proposta de criação coletiva, com força necessária para transcender a expressão mais óbvia (ou lógica) da mulher contemporânea

Nos dias 05 e 06 de outubro estreia em Goiânia o espetáculo Segundo, uma obra interpretada pelos bailarinos-coreógrafos Gabriel Côrtes e Tainara Carareto. As apresentações serão no Teatro do Sesi. O projeto de criação conta com recursos do Governo Federal, por meio do Prêmio Funarte de Dança Klaus Vianna 2012.
Segundo fala sobre a mulher moderna, a mulher múltipla, a mulher e seus diversos papéis, a mulher em uma sociedade que presta homenagens, mas nem sempre a respeita. A mulher e suas diversas formas de existir e de se sentir. De acordo com Gabriel Côrtes o espetáculo partiu de uma proposta de criação coletiva, e é isso que garante que o espetáculo tenha a força necessária pra transcender a expressão mais óbvia (ou lógica) da mulher contemporânea, para transformá-la quase em um patchwork. “Ela não tem um nome, nem uma personalidade definida. O que fizemos foi tentar interpretar vários sentimentos dessa mulher atual, que ainda batalha por espaços em nossa sociedade”, diz Gabriel.

Criação coletiva
Segundo é um espetáculo de dança construído a partir de um processo colaborativo e multidisciplinar chamado Projeto(entre)linhas. Ao todo treze universitários, de nove cursos diferentes (Audiovi­sual, Dança, Design Gráfico, De­sign de Moda, Música, Pu­blicidade e Propaganda, Artes Cênicas, Direção de Arte e Psicologia), das Univer­sidades Estadual e Federal de Goiás, puderam viver a criação e produção de um espetáculo cênico profissional. Durante cinco meses os estudantes se reuniram, com o intuito de explorar e construir quem ou o que é a mulher contemporânea abordada na obra. Além disto, a equipe multidisciplinar também criou e produziu os elementos que compõem a cena propriamente dita.
A trilha sonora conta com composições de dois estudantes de música, Gabriel Araújo e Luiz Gonçalves e colaboração de Rui Bordalo, universitário do curso de Direção de Arte. O figurino é de Amanda Marques, aluna de Design de Moda da UFG. O material de divulgação foi elaborado por Shay Reis, estudante de Design Gráfico. A parte audiovisual do espetáculo, que é permeado por projeções e interferências, foi elaborada e executada pelos estudantes de Audiovisual Kássia Oliveira e Paullo Fernando, com a colaboração da estudante de psicologia Lucienne Almeida e Rui Bordalo, do curso de Direção de Arte.
De acordo com Tainara Carareto, esta é a primeira vez que um grupo de estudantes é convidado a criar um espetáculo cênico profissional. Como bailarina e idealizadora deste trabalho, ela comenta: “O trabalho se tornou um projeto de extensão da UFG, e com isso ganhou ares de pesquisa acadêmica. Mas a troca de ideias e informações é o grande lance. É uma forma deles se expressarem fora do meio acadêmico. Deixar a teoria e partir pra prática. Ter contato com pessoas de áreas diferentes. Outro propósito foi o de criar novas plateias para a dança. Parte desses estudantes nunca tinha assistido dança, e trazer gente nova para o meio garante que a cena goiana se torne perene. É um olhar globalizante sobre a produção artística regional”.

Serviço

Evento: Estreia nacional - dança contemporânea
Nome do espetáculo: Segundo
Data da estreia: 05 e 06 de outubro (sábado e domingo)
Local: Teatro Sesi
Endereço: Setor Santa Genoveva – ao lado do Clube Ferreira Pacheco
Horário: Sábado – 21h / Domingo – 20h
Valor do ingresso: R$ 20,00 a inteira / R$10,00 a meia-entrada
Promoção: 50% de desconto sobre o valor da inteira, na compra antecipada do ingresso

Fonte: Tribuna do Planalto