Conselho da Cinemateca nomeia candidatos à direção da instituição

O Conselho da Cinemateca referendou, em uma reunião neste sábado (28), uma lista com quatro nomes de pessoas que poderão vir a dirigir a instituição, responsável pela preservação da produção audiovisual brasileira.

A Cinemateca vive uma crise administrativa desde janeiro, quando o diretor Carlos Magalhães foi exonerado pelo Ministério da Cultura. Desde então, a pasta suspendeu repasses à instituição e quase metade de seus funcionários foram demitidos.

Em protestos, funcionários da Cinemateca dizem que acervo da instituição está em risco
Cinemateca contrata empresa 'headhunter' para encontrar novo diretor

Segundo membros do Conselho da Cinemateca ouvidos pela Folha, os nomes apresentados foram o de Anita Simis, professora de sociologia da Unesp (Universidade Estadual Paulista), o da jurista Célia Whitaker e de Lisandro Nogueira, professor de cinema da Universidade Federal de Goiás. Os membros do Conselho propuseram ainda um quarto nome, o da pesquisadora Olga Futemma, que ocupa atualmente o cargo de diretora interina da Cinemateca.

A lista com os nomes dos candidatos deve ser apresentada à ministra da Cultura, Marta Suplicy, em reunião nesta segunda-feira (30). A agenda da ministra prevê uma reunião às 15h com Roberto Teixeira da Costa, presidente da SAC (Sociedade Amigos da Cinemateca), Ismail Xavier, presidente do Conselho da Cinemateca, e com Luiz Carlos Bresser-Pereira, membro do conselho da SAC.

A SAC é uma organização sem fins lucrativos que dá apoio à gestão da Cinemateca.

Teixeira da Costa, Xavier e Bresser-Pereira formam o chamado "comitê de busca", grupo criado internamente com o objetivo de encontrar um novo diretor para a Cinemateca.

Para chegar à lista tríplice, o conselho havia contratado uma multinacional "headhunter" (caça talentos), a empresa Heidrick & Struggles.

"Não queremos só uma pessoa do mundo das artes, precisamos de um bom administrador", disse Teixeira da Costa à Folha, em agosto.

Segundo ele, o serviço da Heidrick & Struggles foi pro bono (gratuito). Sócio da empresa no Brasil, o consultor Manoel Rebello também afirmou que neste caso a Heidrick & Struggles trabalhou de graça --alega que a política é empregada em vários países, em geral para clientes que são ONGs.

Veja os perfis das pessoas que integram a lista referendada pelo Conselho da Cinemateca:

Anita Simis - É professora de sociologia nas graduação na pós da Unesp, campus de Araraquara, e estuda as áreas de indústria cultural, produção independente e política cinematográfica. Escreveu o livro "Estado e Cinema no Brasil" (ed. Annablume). Formada em ciências sociais pela USP, com doutorado em ciência política e livre-docência em sociologia da comunicação pela Unesp.

Célia Cristina Monteiro de Barros Whitaker - bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo, coordenou a ONG de Meio Ambiente ECOM - Ecologia e Meio Ambiente, tem passagens pela Comissão Municipal dos Direitos Humanos e atualmente trabalha na assessoria da diretoria da SPTurismo

Lisandro Nogueira - É professor de cinema da Universidade Federal de Goiás, com mestrado em cinema e televisão pela ECA-USP, e doutorado em cinema e jornalismo pela PUC/SP. Escreveu o livro "O Autor na Televisão" (ed. USP e UFG) e mantém um site de cinema. Consultor do Festival Internacional de Cinema e Video Ambiental (FICA).

Olga Futemma - Pesquisadora que assumiu interinamente a função de diretora da Cinemateca. É cineasta e já dirigiu curtas como "Sob as Pedras do Chão" e "Chá Verde e Arroz". Também trabalhou como assistente de edição no documentário "Linha de Montagem" (1982).

Fonte: Folha de São Paulo