Orlando Valle do Amaral é novo reitor da UFG

06 de janeiro de 2014

 

Aconteceu na noite de ontem, na Universidade Federal de Goiás, no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufaiçal, sessão solene para transmissão de cargo de reitor, da gestão 2014 - 2017, a Orlando Afonso Valle do Amaral (foto) e, posse ao vice-reitor e pró-reitores. O professor Edward Madureira ficou, durante oito anos, no cargo, período em que a faculdade teve grandes avanços.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da universidade, Orlando é professor titular do Instituto de Física da UFG, no qual já foi diretor, também ocupou o cargo de pró-reitor de Administração e Finanças da UFG, de 2006 a 2013. Ele é graduado, em Física, pela Universidade de Brasília, onde também concluiu Mestrado no ano de 1977. Foi professor da UnB no período de 1975 a 1979. Doutorou-se pela University of Sheffield, na Inglaterra, em 1982 e, em 1984, ingressou na UFG. Foi coordenador do curso de Física e primeiro diretor do Instituto de Física da UFG, após o desmembramento do antigo Instituto de Matemática e Física. Foi Coordenador de Assuntos Internacionais da UFG, no período de 1990 a 1993, e diretor-executivo da Funape, no período de junho/93 a fevereiro/94. Foi pró-reitor de Administração e Finanças da UFG, entre 2006 e 2013. Foi o coordenador Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Administração e Finanças, Forplad (fórum assessor da Andifes), no período de 2008 a 2009.

Como vice-reitor, será empossado, Manoel Rodrigues Chaves; pró-reitor de Graduação, Luiz Mello de Almeida Neto; pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, José Alexandre Felizola Diniz Filho; Pró Reitoria de Pesquisa e Inovação, Maria Clorinda Soares Fioravanti, Pró- Reitoria de Extensão e Cultura, Giselle Ferreira Otoni Cândido; Pró-Reitoria de Administração e Finanças, Carlito Lariucci; Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos, Geci José Pereira da Silva e Pró-Reitoria de Assuntos da Comunidade Universitária, Elson Ferreira de Morais.