Disputa de cotistas pelo Sisu está mais concorrida

A UFG oferece 50% das vagas por meio deste processo seletivo. Em todo o País, os cursos de Administração, Direito e Medicina são mais procurados

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014 | Por: Editoria

Lyniker Passos
Estudante Viviane Pinheiro espera entrar na UFG e cursar Publicidade e Propaganda: desafio (foto: Selma Cândida )
A concorrência entre candidatos cotistas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já é maior que na disputa geral. Três dias depois do início das inscrições, o balanço é de que a relação na ampla concorrência é de 22,77 candidatos por vaga. Já entre os cotistas, a disputa é de 25,10 estudantes para cada vaga. Estima-se que do total de 1,95 milhão de inscritos, 864,8 mil se identificaram como beneficiários da lei federal de cotas.
A estudante goiana Viviane Pinheiro, 17 anos, concorre a uma vaga na Universidade Federal de Goiás (UFG) pelo Sisu no sistema de cotas destinadas aos alunos de escolas públicas com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita. A jovem optou pelo curso de Publicidade e Propaganda como sua primeira opção, “a segunda foi Jornalismo.”
Ela reclama que a concorrência está bastante acirrada, pois estudantes de outros estados também desejam as vagas da UFG. Desde o ano passado ela concorre a vagas com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), “mas este ano me dediquei mais e consegui uma melhor média. Estou esperançosa, mas se não conseguir pelo Sisu espero entrar na faculdade pelo exame seletivo tradicional”, destaca.
A UFG oferece 50% de suas vagas por meio deste processo seletivo. Serão 2.850 vagas em 126 cursos em Goiânia e nos campus do interior. Cursos que requerem verificação de habilidades e conhecimentos específicos, como o de Música e Arquitetura, não serão oferecidos pelo Sisu.
Em âmbito nacional, os cursos de Administração, Direito e Medicina são os mais procurados. Até as 12h30 de ontem, Administração registrou mais de 221 mil inscritos, enquanto direito tinha quase 195 mil. Apesar de aparecer em terceiro lugar na lista de cursos com maior número de inscrições, Medicina (181.864) é o mais disputado. Na análise da relação candidato/vaga, medicina continua na liderança, com 62 candidatos por vaga, seguido pelo curso de direito com, 41 candidatos por vaga. No dia 7, os mais procurados eram Medicina, Direito e Engenharia Civil.
Na primeira edição deste ano, o sistema oferece 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de educação superior. O Sisu seleciona estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). (com Agência Brasil)