Descoberta vem à tona sob ameaça de extinção

27 de janeiro de 2014.

 

Os pesquisadores suspeitam que a nova espécie de boto tenha vindo à tona já sob risco de extinção. As estimativas da população no Araguaia variam de 500 até 1 mil indivíduos, em diferentes estudos.

“Indepentemente de qual contagem esteja certa, é muito pouco”, diz o pesquisador da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Tomas Hrbek. Segundo ele, o gênero Inia não conta como ameaçado de extinção na lista da União Intercional para Conservação da Natureza (IUCN), mas está classificado como deficiente de dados, “basicamente dizendo que a gente não tem informação científica suficiente para determinar se a espécie está ameaçada ou não”.

O professor explica, no entanto, que de acordo com a norma internacional da própria IUCN, espécie com menos de 10 mil indivíduos são classificadas como vulneráveis. De acordo com o pesquisador, novos trabalhos de contagem da população são imprescindíveis.

Doutor em ecologia e professor da Universidade Federal de Goiás, Daniel Brito concorda que a descoberta ascende uma luz vermelha para o boto. “A gente achava que a espécie, como um todo, estava bem distribuída, do Rio Amazonas até o Araguaia. A pesquisa mostra que, do ponto de vista científico, ainda falta um longo caminho a ser trilhado, que passa pela conservação.”