67 pacientes na fila por cirurgia

25 de janeiro de 2014.

 

Em quase 15 anos, 65 transexuais foram operados pelo serviço público em Goiás, por meio de um programa que é referência nacional: o Projeto Transexualismo (TX) -, desenvolvido pelo Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Implantado em maio de 1999, o projeto está entre os quatro, em todo o País, que realiza a cirurgia de mudança de sexo pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O programa foi uma das alternativas procuradas pelo delegado Tiago de Castro Teixeira para realizar a operação que o transformou fisicamente em delegada Laura, assunto que nos últimos dias teve ampla repercussão no noticiário de todo o País. A fila de espera por uma vaga é grande: 67 pacientes estão cadastrados, passam pelo acompanhamento pré-cirúrgico e aguardam pela cirurgia de redesignação sexual. Devido à demora, Tiago optou por realizar a cirurgia na Tailândia.

Coordenadora do programa, a ginecologista e professora doutora da Faculdade de Medicina da UFG, Mariluza Terra Silveira, afirma que, por enquanto, a equipe não está recebendo novos pacientes, em função da atual demanda. “Vamos atender esses casos, e, também, pacientes de retorno, para retoques, antes de abrir, novamente, consultas de primeira vez”, diz ela. “Não queremos seguir adiante deixando esses casos pequenos se acumularem”, acrescenta, lembrando que, desde 2008, 16 vagas ao mês eram oferecidas pelo programa, número que foi reduzido para quatro, entre maio e outubro de 2012.

Dentro desse cronograma, com início previsto para fevereiro, a agenda do Projeto TX do HC deverá incluir, em 2014, mais retoques do que cirurgias grandes: serão 11 ao todo, tanto de transexuais goianos quanto de fora do Estado. Além desses retoques, sete cirurgias propriamente ditas, de redesignação sexual, estão marcadas para este ano, sendo cinco do gênero masculino para o feminino e uma do gênero feminino para o masculino, além de uma histerectomia - um dos procedimentos realizados em casos de mudança de sexo de mulher para homem. Os pacientes a serem operados são de Belém (PA), Brasília (DF), Cuiabá (MT) e Goiânia.