UFG registra baixa procura de aprovados pelo Sisu

28 de janeiro de 2014.

 

A Universidade Federal de Goiás (UFG) teve uma baixa procura dos estudantes aprovados pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Dos 2.818 classificados em primeira chamada, apenas 40,18% fizeram a matrícula. Com isso, o Ministério da Educação (MEC) convocou 1.686 candidatos (59,82%), em segunda chamada, para ocupar vagas em cursos da instituição goiana.

A baixa procura contrasta com o número recorde de inscrições. O Sisu 2014/1 teve 2.559.987 de inscritos em todo o Brasil, número 31% maior do que o registrado na edição do primeiro semestre de 2013.

De acordo com a presidente do Centro de Seleção da UFG, Luciana Freire, a expectativa era preencher, em primeira chamada, de 60% a 70% do total de vagas. “Ficou muito abaixo do esperado. Levando em consideração que a maioria dos aprovados é do Estado de Goiás, a expectativa era de que eles realmente procurassem a universidade para fazer a matrícula”, afirma.

Uma hipótese levantada por Luciana é o fato de o estudante não ter sido aprovado na primeira opção. “Às vezes os candidatos foram chamados na segunda opção, em um curso que não é exatamente o que ele deseja. Mas vamos aguardar a matrícula da segunda chamada para fazermos uma análise mais aprofundada”, afirmou

Nenhum curso da UFG preencheu o total de vagas, principalmente os oferecidos nos câmpus do interior, segundo a assessoria de imprensa da universidade. Nos ministrados em Goiânia, houve pouca procura por algumas licenciaturas, o que é normal no vestibular tradicional. No entanto, ocorreram algumas surpresas em opções como Farmácia, Nutrição e Biomedicina, com menos da metade das vagas preenchidas, ou a tradicional graduação em Medicina Veterinária, que teve 22 vagas remanescentes.

Chamam a atenção casos como o bacharelado de Geografia do Campus Samambaia, em Goiânia, no turno matutino. Das 15 vagas disponíveis pelo Sisu, apenas 2 foram preenchidas em primeira chamada. Na mesma unidade, o bacharelado em História conta com 28 vagas no sistema unificado, e 21 delas tiveram aprovados em segunda chamada, ou seja, apenas 7 fizeram matrícula.

Matrículas

Os classificados no Sisu em segunda chamada terão os dias 31 de janeiro e 3 e 4 de fevereiro para fazer matrícula. Candidatos que não conseguiram aprovação em nenhuma das duas chamadas podem participar da lista de espera das universidades, usada para preencher as vagas remanescentes. O prazo para manifestar o interesse na lista termina no dia 7 de fevereiro.

O candidato que não for selecionado em nenhuma das chamadas, ou foi selecionado para o curso marcado como segunda opção, independentemente de ter feito a matrícula, pode se inscrever na lista de espera, até 7 de fevereiro. A convocação dos candidatos nesta situação ocorre a partir de 11 de fevereiro.