“Prefiro o vestibular tradicional”

 

01 de fevereiro de 2014 (sábado)

Renato Conde

 

Aos 16 anos, a estudante Livia Maria Oliveira Salviano é a primeira colocada no Processo Seletivo 2014-1 para o curso de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG). E esta foi a sua segunda aprovação em vestibulares de Medicina em universidades federais. Em julho de 2013, antes mesmo de terminar o terceiro ano, ela havia sido a quinta colocada no processo seletivo da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Como foi a sua preparação para o vestibular?

Ano passado eu fazia 3º ano no Colégio WR e passei na UFTM em julho, mas as aulas lá só começaram em outubro e continuei assistindo aulas do colégio. Fiz também específica de Redação com a professora Helga Zafred. Depois só me dediquei ao curso de Medicina, nem mesmo estudei para o vestibular da UFG, que eu sempre quis passar.

Mas você esperava esse resultado?

Não. Nunca imaginei que passaria na UFG, menos ainda em primeiro lugar para Medicina, foi muita surpresa. Até porque me dediquei à UFTM, só vim para cá nos finais de semana fazer a prova, já que queria morar em Goiânia, com a minha família.

O fato de já ter passado em um vestibular antes te ajudou?

Com certeza, eu consegui fazer a prova bem mais tranquila do que se já não tivesse na universidade, com a pressão de ter que passar. Mas não esperava que desse certo, só fiz para tentar voltar para Goiânia, já que eu sou muito nova para morar sozinha e em outra cidade.

Você tentou o ingresso pelo Sisu?

Sim, sou a terceira colocada na lista de espera (caso tenha a 3ª chamada). Achei o processo seletivo bem mais difícil e ele seleciona bem melhor os estudantes, mas ainda assim fui a primeira colocada. Prefiro o vestibular tradicional mesmo.

Agora vai se desligar da UFTM?

Vou, desde que saiu minha nota no vestibular e eu vi que poderia ser aprovada eu já nem voltei mais para Uberaba (MG). Fiquei só aguardando o resultado por aqui. Mas nem vai dar para aproveitar alguma disciplina de lá, porque o semestre não foi finalizado. Vou começar as aulas na UFG e serei monitora de redação.

Fonte: O Popular