Sudoeste enfrenta problema

(Fernando Machado, de Rio Verde) 05 de fevereiro de 2014 (quarta-feira)

Com apenas 30% das chuvas esperadas para janeiro, os reservatórios da Saneago em Jataí, na Região Sudoeste do Estado, estão operando com apenas metade da capacidade total. A estiagem prolongada também reduziu o nível do Rio Claro, responsável pelo abastecimento de 95% da população, a índices abaixo da média histórica.

“A preocupação é se parar de chover de vez”, afirma o gerente regional da estatal, Fabiano Lima Teixeira. Segundo ele, a quantidade reduzida de água e as temperaturas elevadas têm causado desgaste maior dos motores para bombear a água e necessidade de manutenções mais frequentes, o que tem acarretado a interrupção temporária do fornecimento para alguns setores.

Segundo o professor de agrometeorologia Hildeo Assunção, da estação de meteorologia da UFG em Jataí, a previsão é de que o ciclo das chuvas só seja normalizado depois do dia 12, com índices pluviométricos superiores aos de janeiro. Até lá a precipitação continuará pequena. “Mas é rápido. Em março já entra o período de seca novamente, que segue até outubro.” O índice pluviométrico esperado para janeiro em Jataí era de 320 mm, mas atingiu apenas cerca de 110 mm. O nível mais baixo registrado na cidade desde 1993 foi de 95mm.

Fonte: O Popular