Debate sobre aumento só após melhorias

07 de fevereiro de 2014 (sexta-feira)

O reajuste tarifário do transporte coletivo - previsto contratualmente para o mês de maio - só entrará na pauta da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo após a melhoria no serviço. A promessa é do secretário Estadual das Cidades e presidente da CDTC, João Balestra, e da presidente da Companhia Metropolitana do Transporte Coletivo (CMTC), Patrícia Pereira Veras. Os dois estiveram reunidos na manhã de ontem.

Os gestores entraram em consenso a respeito da não convocação de reunião da CDTC para tratar de aumento sem que a prestação de serviço seja melhorada. Patrícia Veras afirmou que os estudos sobre o reajuste não foram iniciados pela companhia. Balestra disse ter encaminhado na terça-feira desta semana as planilhas das empresas de transporte coletivo referentes ao consumo de óleo diesel.

O documento servirá para análise de técnicos da Secretaria da Fazenda que elaboram um projeto de desoneração do ICMS do combustível e do IPVA dos ônibus. De acordo com Balestra, o estudo está avançado. Assim que concluído, ele será avaliado pelo governador Marconi Perillo (PSDB) e em seguida enviado para a Assembleia Legislativa. Responsável pelo protesto de ontem, a Frente de Luta pelo Transporte é contra a desoneração das empresas. O movimento defende a abertura das planilhas de custos e a redução de lucros dos empresários.

A reunião também serviu para acertar reforço na fiscalização do serviço, com intuito de verificar o cumprimento de horários, lotação dos veículos, filas, contagens de passageiros e o número de viagens realizadas. Ontem, Patrícia Veras ainda recebeu estudantes ligados ao Diretório Central dos Estudantes da UFG, da PUC-GO e da UEG, além da União Estadual dos Estudantes. A presidente ouviu reivindicações sobre Passe Livre Estudantil. A Frente de Lutas não participou do encontro.

Fonte: O Popular