Candidatos comentam resultados

Marconi Perillo (PSDB), Iris Rezende (PMDB), Vanderlan Cardoso (PSB), Júnior Friboi (PSB) e Antônio Gomide (PT) manifestam ao DM suas opiniões sobre os números divulgados pela pesquisa Fortiori/DM sobre a sucessão estadual deste ano

Enviado em 02/02/2014 às 21h11, última atualização: 03/02/2014 às 11h56.

 
Helton Lenine

Os governadoriáveis Marconi Perillo (PSDB), Iris Rezende (PMDB), Vanderlan Cardoso (PSB), Júnior Friboi (PMDB) e Antônio Gomide (PT) analisaram, ontem, a pesquisa do Instituto Fortiori/DM sobre a sucessão estadual deste ano, apresentada em três cenários distintos.

O governador Marconi Perillo (PSDB) disse que o que mais o anima são os números de avaliação do governo, que comprovam uma crescente aprovação da ação administrativa. "É sinal que estamos no caminho certo, porque estamos realizando muito. Quanto à eleição, recebo o fato de estar em primeiro com entusiasmo e humildade, mas reafirmo que esse não é o meu foco neste momento. Estou cem por cento dedicado à administração e sequer pensei ainda se serei ou não candidato à reeleição." Marconi aparece com variações de 36% a 41% nas intenções de voto para governador.

Marconi Perillo diz que, no tempo certo, vai tratar das eleições deste ano. "Esse é um assunto que abordarei no momento certo, a partir de junho. Até lá, vamos nos concentrar no trabalho intenso e na entrega de nossos compromissos que, acredito, será de mais de 90% ao final deste ano. Mas uma coisa é certa: nada resiste à força do trabalho".

O ex-governador Iris Rezende (PMDB) disse ao DM sentir-se "homenageado" com as intenções de voto para o governo de Goiás, apontadas pela pesquisa Fortiori/DM, que apresenta 32% de intenções de voto contra 36% dados ao governador Marconi Perillo. "Desde que me dediquei ao tratamento para recuperação da coluna, estou recolhido, sem aparecer em eventos públicos, sem aparecer na mídia. E, mesmo assim, meu nome aparece bem próximo do nome do governador, que está permanentemente nos veículos de comunicação, é algo extraordinário."

Iris Rezende disse que apenas em junho vai manifestar-se sorte candidatura ao governo do Estado, conforme decisão já comunicada à executiva estadual do PMDB. "Se o PMDB, mais uma vez, precisar do meu nome para disputar as eleições, todo mundo sabe que não faltarei ao chamado do meu partido."

O ex-governador Iris Rezende disse que o seu papel nas eleições deste ano, sendo ou não candidato, é o de atuar em prol da alternância de poder em Goiás. "Todo mundo me verá trabalhando para unir a oposição, defendendo um programa de governo moderno e avançado, para que possamos ter, a partir de 2015, uma nova realidade político-administrativa em Goiás."

O empresário Júnior Friboi (PMDB) emitiu nota à imprensa, divulgada através de sua assessoria de imprensa, para comentar a pesquisa Fortiori/DM. "A pesquisa comprova o crescimento da nossa pré-candidatura, como já tinha sido apontado por levantamentos internos. Com a unidade do PMDB e o trabalho de todos nós, esse crescimento vai aumentar cada vez mais, até a vitória".

O prefeito de Anápolis, Antônio Gomide (PT) manifestou-se estimulado com os números da pesquisa que o coloca com 9% de intenções de voto para o governo do Estado. "A pesquisa foi realizada antes da reunião do diretório estadual do PT, que anunciou respaldo ao meu projeto de colocar o nome à disposição do partido para concorrer ao governo estadual."

Antônio Gomide sustenta que, como início de caminhada nesta pré-campanha ao Palácio das Esmeraldas, o resultado da pesquisa o motiva a prosseguir com os contatos com as lideranças partidárias e com os segmentos organizados da sociedade. "Até o final de março, vamos prosseguir com os encontros regionais do PT, conversando com os dirigentes, parlamentares e militantes partidários e com as lideranças dos segmentos organizados da sociedade. Estamos otimistas e motivados."Para o presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e pré-candidato da legenda ao governo estadual, Vanderlan Cardoso, a pesquisa Fortiori comprova que a tendência de mudança no cenário político de Goiás “é real e cresce de forma consistente” junto aos eleitores. Vanderlan avalia que a vontade da população de mudar a forma de administrar Goiás fica patente no levantamento.

“Em dois cenários estamos disputando diretamente com o governador, que naturalmente está na frente por estar em campanha aberta desde 2010 e com a máquina do governo na mão. Entretanto, sabemos por pesquisas qualitativas, que a força para mudar é muito maior que a tendência por continuísmo e que isso só irá crescer ao longo dos próximos meses”, comentou.

Vanderlan avalia que desgastes naturais do governo como escalada da violência, Goiás perder a Celg e outros fatores deverão estancar a possibilidade de crescimento de Marconi Perillo. “Por outro lado, setores da oposição que não conseguem apresentar uma consistente plataforma perdem espaço junto à população e ficam para trás. Nós temos a nosso favor a vontade da população de mudar, um histórico de gestão responsável e eficiente e a expectativa de aglutinar forças políticas comprometidas com o progresso de Goiás”.

A repercussão entre partidos, prefeitos e parlamentares

"A pesquisa confirma o que já estamos vendo nas ruas. Uma forte recuperação no apoio ao governador Marconi e ao seu governo. Isso se dá porque, ao invés de ficar discutindo eleições e politicagem, o governador está centrado no trabalho, resgatando seus compromissos de campanha, com obras, ações na saúde, educação", afirma o presidente da Assembleia Legislativa, Helder Valin (PSDB).

"A pesquisa reflete o que se vê no cenário eleitoral. De um lado, uma oposição sem propostas, cada um brigando pelos seus projetos pessoais. Do outro, um governador que tem se dedicado ao trabalho em período e deixado de lado a politicagem. A população percebe a diferença e por isso coloca Marconi em primeiro", diz o prefeito de Trindade, Jânio Darrot (PSDB).

O prefeito de Rio Verde, Juraci Martins, avalia que "o resultado dessa pesquisa, somada aos resultados de Ibope e Serpes, comprova a força do governador e fortalece o projeto de reeleição de Marconi, demonstrando que a população considera que ele continua sendo o melhor nome para comandar o Estado".

"Marconi deve ser candidato não apenas porque é o mais forte na base, mas porque é o mais preparado para governar. Ele foi o governador que mais obras realizou em prol de Rio Verde em toda a história do município", atesta Juraci.

Segundo o prefeito de Catalão, Jardel Sebba (PSDB), "a vantagem do governador em relação aos seus adversários é porque ele sempre está focado no futuro, no que ainda pode fazer e não no que já fez". Jardel observa que "Marconi é o governador que modernizou e transformou a economia de Goiás, mas ele não se prende a isso". Segundo ele, os resultados das pesquisas refletem o fato de que, "enquanto os adversários estão presos ao passado, Marconi trabalha para que Goiás seja ainda melhor a cada dia".

Para a prefeita de Ipameri, Daniela Vaz Carneiro, o resultado da pesquisa mostra que "o projeto de governo de Marconi continua atual e moderno e é aprovado pela população do Estado". Segundo ela, o governador se consolida como "o melhor administrador para Goiás" e a "melhor opção" para os goianos, "porque tem metas claras, tem histórico de realizações e continua renovando sua plataforma de governo, atendendo às expectativas da população".

O deputado federal Roberto Balestra (PP), por sua vez, diz que Marconi "é de longe o melhor candidato da base política do governo estadual e é considerado pelos eleitores o maior líder político do Estado, o único a reunir todas as características esperadas de um bom governante". O também deputado federal Jovair Arantes (PTB) afirma que os resultados das últimas pesquisas mostram "o reconhecimento da população de Goiás à história das administrações da base aliada liderada pelo governador e, principalmente, o atendimento às expectativas e compromissos firmados para a atual gestão".

O deputado Heuler Cruvinel (PSD) afirma que a pesquisa atesta a recuperação de Marconi e que o conjunto de obras por todo o Estado o credenciam a tentar a reeleição.

O prefeito Evando Magal (PP), de Caldas Novas, analisa que os números desta nova pesquisa indicam que o governador Marconi Perillo está recuperando a popularidade de forma rápida e que já se apresenta como favorito para a eleição, principalmente pela falta de proposta da oposição.

Ex-deputado estadual e federal e atual prefeito de Goianésia, Jalles Siqueira (PSDB) afirma que a recuperação da popularidade de Marconi que "é sentida nas ruas, no contato com a população de todo o Estado", está confirmada pela pesquisa Fortiori. Ele não tem dúvidas de que o tucano será candidato e tem todas as chances para vencer a eleição.

Rogério Troncoso, prefeito de Morrinhos, diz que a pesquisa mostra que o projeto da base aliada não está esgotado e Marconi conta com a confiança da população. "Os números mostram isso", diz. Líder do PSDB na Assembleia, o deputado Fábio de Sousa avalia a pesquisa de forma positiva e afirma que o resultado confirma a recuperação da imagem do governador em função do volume de obras por todo o Estado e o esclarecimento de denúncias vazias contra ele.

O prefeito de Bom Jardim de Goiás e presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), Cleudes Bernardes da Costa, o Baré, afirma que o crescimento da avaliação positiva do governo e do desempenho pessoal de Marconi "evidenciam que a administração está no caminho certo e são o resultado de um projeto consiste de administração, convertido em obras e ações sólidas para o Estado de Goiás".

O prefeito de Itumbiara, Chico Balla, também afirma que "o crescimento da avaliação positiva do governo Marconi, somado à liderança do tucano nas pesquisas de intenção de voto, mostra que Goiás está no caminho certo e que a população quer a continuidade, com a renovação de projetos e propostas que apenas Marconi e seu grupo político estão aptos a apresentar".

Cientistas políticos: reeleição de Marconi fica fortalecida

Quatro cientistas políticos ouvidos pela reportagem do Diário da Manhã - Pedro Célio Borges, Itami Campos, Wilson Ferreira e Luiz Signates - atestam que a pesquisa Fortiori/DM revela fortalecimento do projeto de reeleição do governador Marconi Perillo (PSDB).

Eles sustentam que os números mostram que a liderança de Marconi Perillo em relação aos demais pré-candidatos confirma o que se esperava: o governador será protagonista nas eleições deste ano em Goiás e, se tiver segundo turno, certamente terá lugar assegurado.

Pedro Célio Borges, professor de Ciências Políticas da Universidade Federal de Goiás, disse que os índices da pesquisa confirmam as expectativas de que o governador inicia 2014 com o seu projeto de reeleição fortalecido. "O levantamento feito apoiou-se em duas constatações preliminares que, nesse momento, fazem-se decisivas. Não há e dificilmente haverá outro pretendente no campo das forças governistas. Do lado oposicionista, a simetria contrária é quase perfeita, permanecendo as indefinições quanto ao nome do candidato nem quanto ao rumo a ser seguido."

Para Pedro Célio Borges, o quadro emoldurado por estas duas evidências para ser potencializado aos olhos vistos pelos efeitos da recuperação do governo Marconi nas avaliações institucionais. "E isso reverte no crescimento de prestígio eleitoral de seu titular, que, há poucos meses, não ia bem das pernas, enrolado que estava com os imbróglios da Operação Monte Carlo e com os desgastes da administração. Esse desgaste iniciava-se especialmente em categorias-chave dos servidores públicos estaduais, como os das áreas de educação, segurança e saúde."

O cientista político sustenta que, para as oposições, restam questões de como enfrentar os desafios de não deixar essa tendência (ambiente favorável à reeleição do governador) consolidar-se como definitiva, entre fevereiro e junho. "Eu creio que a falta de um programa claro para apresentar à população de Goiás deve estar dificultando as outras indefinições, quanto aos eixos de um discurso eleitoral e quanto ao candidato."

Pedro Célio conclui sua análise ao dizer que, para o governo tucano administrar o crescimento, no plano das forças internas e da convivência com as necessidades rígidas pela disputa nacional à Presidência, "esta tarefa mostra-se bem mais tranquila do que a dos adversários, devido ao comando comprovado de Marconi diante de seus aliados e dado também à comodidade que a polarização nacional entre PSDB e governo Dilma lhe concede."

O professor Itami Campos, de Ciências Políticas da UFG e da UEG, diz que os números do levantamento Fortiori/DM revelam o favoritismo do governador Marconi Perillo nas eleições deste ano. "Por estar à frente do governo e ter apoio de 14 partidos, Marconi sai à frente na corrida ao Palácio das Esmeraldas e mostra força eleitoral. O governador tem instrumentos de ação política que favorecem o seu projeto de postular novo mandato."

O cientista político ressalta que, enquanto a oposição estiver dividida e sem propostas exequíveis do governo, fica fragilizada do ponto de vista eleitoral. "É preciso aparecer o novo, não é idade, mas em ideias e propostas."

Itami Campos acredita que a tendência é a eleição ser polarizada entre Marconi Perillo, por deter a máquina administrativa, e Iris Rezende, que se constitui numa referência histórica em Goiás. "Antônio Gomide tem prestígio em Anápolis, não reuniu ainda força eleitoral. Júnior Friboi, com respaldo em Brasília, enfrenta problemas no PMDB. Vanderlan Cardoso perdeu força política desde 2010."

Wilson Ferreira Cunha, professor de Ciências Políticas e Antropologia da PUC Goiás, vê amplo favoritismo do governador Marconi Perillo em seu projeto de reeleição. "O grande trunfo de Marconi nestas eleições é o seu contraponto ao PT, que se lambuza na política nacional. Acredito que o governador vai crescer ainda mais a partir do momento em que colocar-se efetivamente do lado oposto das políticas públicas implementadas no País pelo PT e PMDB."

No campo da oposição, o cientista político, pela leitura da pesquisa Fortiori/DM, acha que apenas o ex-prefeito Iris Rezende poderá tornar-se competitivo nas eleições deste ano para o governo estadual. "Apesar de manter a mesma prática política fundada no populismo, Iris ainda encarna o sentimento oposicionista. Nesse confronto, Marconi ainda é o favorito." Para ele, Antônio Gomide se restringe apenas a Anápolis, não tendo dimensões políticas em nível estadual. "Vanderlan Cardoso está isolado e não consegue polarizar."

Luiz Signates, professor de Metodologia da Pesquisa da UFG e PUC Goiás, acha ainda cedo para ser ter uma radiografia mais precisa do que poderá ocorrer nas eleições deste ano em Goiás. Sustenta o professor que, por estar no poder, Marconi Perillo vai polarizar nas eleições deste ano. "As pesquisas qualitativas que acompanho mostram que há uma tendência de recuperação de imagem do governador Marconi Perillo."

No universo oposicionista, de acordo com o professor, o ex-prefeito Iris Rezende mostra-se o candidato com maior competitividade eleitoral. "É nome que tem história e tem densidade eleitoral." Caso haja divisão da oposição, o beneficiado é o governador Marconi Perillo, opina Luiz Signates. O cientista político diz que Antônio Gomide é o pré-candidato que pode representar o novo nas eleições deste ano. "Gomide tem potencial de crescimento. Se vai ser competitivo ou não, só o tempo dirá."

Fonte: Diário da Manhã