Sessão de curtas

Rosa Berardo exibe três curtas hoje no Cine Lumière, entre eles o inédito Travessia

 

Taynara Borges 26 de fevereiro de 2014 (quarta-feira)

 

A premiada cineasta goiana Rosa Berardo promove hoje a exibição de três curtas-metragens nos cinemas Lumière, no Shopping Bougainville, a partir das 20 horas: a animação A Infância de Aninha, filme sobre a infância da poeta Cora Coralina que já participou de festivais no Brasil, em Portugal e na França; o inédito Travessia, produção baseada em um conto de Antonio Salles Filho e que chega com a promessa de ser um dos melhores trabalhos da diretora, e Lua Cheia de Passado, feito pelos alunos do seu curso na Casa de Cinema. O coquetel de lançamento terá entrada gratuita.

Travessia, o único inédito entre os três, é uma adaptação do conto A Morte do Pai, de Antonio Salles Filho, texto baseado em uma história verídica que se passou com uma família no interior de Goiás, nos anos 1940. O título foi retirado da conferência A Travessia, do psiquiatra Humberto Haydt de Souza Mello, que abordou o assunto tratado pelo conto durante a primeira edição do Congresso Brasileiro de Psicanálise, realizado em Brasília, no ano de 1984.

Segundo Rosa, a obra é toda pautada pelo viés psicanalítico. “Não podemos adiantar muita coisa para não estragar as surpresas do filme, mas a história mostra o que faz chegar até o complexo de Édipo”, adianta. “A importância deste drama está naquilo que ele remete aos registros da horda primeva de Charles Darwin. Foi neles que Freud enxergou o Mito fundador da humanidade, que estão em Totem e Tabu e outras publicações”, resume a psicanalista Marcia Marina na sinopse do filme.

Para a produção do filme, Rosa contou com a ajuda de dois psicanalistas – além de Marcia, Renato Lucas – que auxiliaram desde a produção do roteiro até a direção de atores. “Procurei o auxílio deles porque o filme não poderia ser melodramático. Teria que ser como se fosse uma psicopatia, sem emoção. A relação afetiva dos familiares teria de ser muito fria. Então precisávamos que os atores assumissem o tom correto”, explica a cineasta. A trilha sonora também foi cuidadosamente criada por professores da Escola de Música da UFG para não cair no “clichê”, como ela diz.

Série

Já A Infância de Aninha é o primeiro de uma série de dez filmes que vão compor uma projeto sobre a vida da escritora Cora Coralina, todos em animação. A intenção de Rosa é divulgar a vida e o trabalho da poetisa. “Cora precisa ser divulgada não só em Goiás, mas para todos os brasileiros. Então, a intenção é montar um box para distribuir gratuitamente para as escolas do Brasil inteiro. E o edital está passando no Ministério da Cultura.”

O segundo filme já foi aprovado, e a produção deverá começar em março. O primeiro, que será apresentado hoje, recebeu o troféu de melhor curta de animação nacional no Festival de Animação do Agreste (Animagreste), do ano passado.

Lua Cheia de Passado, por sua vez, é uma produção de uma de suas cinco turmas já formadas no curso Realize um Curta, da produtora A Casa do Cinema. Dirigido e roteirizado por Mara Medeiros, o filme narra uma história de amor. A produção conta com a participação do ator Rene Thristan ( de Malhação, da Rede Globo) e narração da também atriz global Zezé Motta. “É uma produção com nível profissional. Não fica atrás das coisas que produzo”, assegura Rosa Berardo.

Fonte: O Popular