Greve nacional paralisa ensino por três dias

Em Goiânia, Simsed e Sintego promovem atividades que vão de atos públicos a caravana para Brasília. Entidades seguem atuando divididas

Patrícia Drummond 17 de março de 2014 (segunda-feira)

Servidores do Estado e do Município aderem, a partir de hoje, à Greve Nacional da Educação, que mobiliza a categoria, em todo o País, até quarta-feira. Diferentes atividades estão programadas, nestes três dias, tanto pelo Sindicato Municipal dos Servidores da Educação de Goiânia (Simsed) quanto pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), entidades que se dividiram na última greve realizada na capital.

Hoje, às 8 horas, o Simsed realiza uma assembleia geral em frente à Catedral Metropolitana de Goiânia, na Avenida Universitária, no Centro, com indicativo de greve e ato de rua. “O objetivo é unir toda a categoria e realmente parar o Município, uma vez que o prefeito Paulo Garcia, até agora, não honrou os compromissos assumidos por escrito com a categoria”, informa a assessoria de comunicação da entidade. Também hoje, às 19h30, o Simsed promove um ato cultural – em local a ser definido –, com o lançamento do Concurso de Poesia dos Trabalhadores da Educação do Município.

A programação prossegue amanhã, a partir das 8 horas, quando deverá ocorrer, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG), uma reunião geral com diretores e secretários de escolas da Rede Municipal de Educação de Goiânia; às 17 horas, está prevista panfletagem. Já na quarta-feira, o Simsed realiza um ato público, às 8h30, na sede do Instituto de Assistência à Saúde e Social dos Servidores Municipais (Imas), na Rua 9, Centro, contra a precariedade da assistência médica ao trabalhador da Prefeitura.

Sintego

Para hoje, o Sintego convoca os associados da Rede Municipal de Educação da capital para uma carreata com destino ao Palácio Pedro Ludovico Teixeira, sede do governo estadual, na Praça Cívica. A concentração está marcada para as 8 horas, no Paço Municipal.

Amanhã, a programação agendada pelo Sintego envolve os trabalhadores de toda a Rede Estadual de Educação. A entidade pretende realizar uma Aula da Cidadania, a partir das 8 horas, em frente ao Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Na quarta-feira, a convocação é para uma caravana à Brasília (DF), com saída da Praça do Trabalhador, às 6 horas. Segundo o Sintego, a inscrição para a atividade deve ser feita nas Regionais Sindicais ou por meio do telefone 3291-8383.

A Greve Nacional foi chamada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) para protestar contra o sistemático descumprimento da Lei do Piso, pelo governo e por gestores municipais; contra o achatamento da carreira e a falta de investimento na formação profissional; e, também, pela aplicação dos royalties do petróleo na valorização da categoria. Os trabalhadores da Educação se manifestam contrários à proposta dos governadores de reajuste do Piso pelo INPC e cobram o investimento de 10% do PIB na área.

Fonte: O Popular