Goiânia é a segunda capital que mais atrai migrantes no País

 

22 de março de 2014 (sábado)

Goiânia é a segunda capital que mais atrai migrantes no País - só perde para Brasília. As duas metrópoles são as que mais recebem moradores de outros Estados, segundo dados do Atlas do Censo Demográfico 2010, divulgado em junho de 2013, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O fator econômico é o grande responsável por essa mudança na sociedade brasileira, de acordo com o chefe do IBGE em Goiás, Edson Roberto Vieira. Os fluxos de migrantes têm relação com as mudanças no mercado de trabalho.

O geógrafo e professor do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (Iesa-UFG), João Batista de Deus, destaca que Goiânia e Brasília estão inseridas numa região de grande fluxo migratório, sobretudo de pessoas das Regiões Norte e Nordeste do País. “A população que migra para a Região Central do Brasil é formada por pessoas de baixa renda, baixa qualificação e baixo nível educacional, o que reforça os índices de desigualdade”, frisa o geógrafo.

Para o professor Eguimar Felício Chaveiro, também do Iesa/UFG, a rota de migrantes rumo a Goiás e ao Centro-Oeste começou nos anos de 1990. Segundo ele, o agronegócio garante a Goiânia o lugar de uma metrópole terciária, com geração de serviços.

Fonte: O Popular