Exposição de fotos em Goiás mostra temas árabes

A exibição ‘Cenas Árabes em Goiânia’ traz doze imagens que mostram a presença da comunidade na cidade em diferentes setores, como lojas, monumentos e hotéis. Mostra ocorre de 02 de abril a 02 de maio.

São Paulo – A presença árabe na capital de Goiás é o tema da exposição Cenas Árabes em Goiânia, que ocorre de 02 de abril a 02 de maio na Universidade Federal de Goiás (UFG).

A mostra traz 12 imagens feitas por quatro alunas da universidade: Isabelle de Jesus Celestino, Janaynne Carvalho do Amaral, Laísa Marra e Luísa de Assis Vieira. Três delas são do curso de Letras e uma do curso de Artes. A iniciativa do trabalho é do Grupo Galabra de Estudos da Cultura da UFG.

“Fizemos uma pesquisa que mostra que Goiânia é a única capital do País que tem como característica principal os árabes”, afirma Antônio Quintela, professor de Literatura e coordenador do Grupo Galabra, sobre a predominância dos árabes na cidade. “Goiânia tem uma colônia muito bem estruturada de árabes, sobretudo sírios e libaneses, que são na maioria cristãos maronitas”, explica.

Quintela conta que a atividade fotográfica fez parte de um trabalho da Faculdade de Letras chamado Representações Árabes na Cidade de Goiânia. Durante a pesquisa, as alunas fotografaram imagens que vão desde um hotel com a bandeira do Líbano até uma estátua do famoso poeta libanês Gibran Khalil Gibran.

“Em Goiânia se encontram muitos símbolos árabes. Você vê adesivos em árabe nos carros, a comida libanesa também é muito presente. São símbolos que estão em toda parte”, destaca Quintela. No total, as alunas capturaram 50 imagens que mostram a presença árabe na cidade.

Exposição Cenas Árabes em Goiânia
De 02 de abril a 02 de maio
UFG – Faculdade de Letras – Campus Samambaia - Av. Esperança, s/n - Setor Itatiaia, Goiânia – GO

Fonte: Agência de Notícias Brasil-Árabe