Trompete à brasileira

Quinteto de trompetistas inicia turnê nacional hoje com show no Centro Cultural UFG

Dos mais versáteis instrumentos musicais, se encaixando do jazz ao frevo, passando pela salsa e pelo maracatu, o trompete ganha vez em apresentação, hoje, no Centro Cultural da UFG. Dentro da Série Músicas, o recital Música Brasileira para Grupo de Trompetes trará à cidade um grupo formado por cinco trompetistas de diversos pontos do país que apresentarão um repertório todo pautado em composições nacionais como o baião, o forró, o frevo e o choro, até a música contemporânea.

Hoje batizado de Trompetes do Brasil, o grupo se reuniu inicialmente no ano de 2000, quando alunos do curso de música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro formaram o Grupo de Trompetes da UniRio. Estudantes de graduação e pós-graduação, Antônio Marcos Cardoso (hoje professor da UFG), Maico Lopes (UnB), Paulo Ronqui (Unicamp) e Enrique Sanchez (Ostncs/BSB) se uniram sob a batuta do professor Nailson Simões (UniRio) e formaram a banda que ficou como legado para as futuras gerações do curso.

De lá para cá, cada um tomou o seu caminho, mas nunca se desligaram do grupo, que já assumiu diversas formações desde então. No entanto, convidados para participar do mais importante encontro de trompetes do mundo, a 39ª Conferência Anual da Associação Internacional de Trompetes, que ocorre em maio na Pensilvânia, EUA, resolveram reunir a formação original e sair em turnê pelo Brasil até a data do festival. Assim, a apresentação em Goiânia é a primeira de uma agenda que passará ainda por Brasília, Campinas e Rio de Janeiro.

Programa

Professor da Escola de Música da UFG Antonio Marcos Cardoso conta que no programa estarão obras do maestro Duda, Orlando Alves, Nikolai Brucher, Fernando Morais, Cláudia Caldeira, Glauber Santiago e outros compositores dos ritmos brasileiros de estilos “contrastantes, do popular ao erudito, com suas harmonias dissonantes e ritmos elaborados”. Segundo ele, a intenção é “demonstrar a versatilidade do instrumento que frequenta salas de concertos e blocos de carnaval, tocando do barroco ao contemporâneo.”

Série Músicas: Música Brasileira para Grupo de Trompetes

Data: Hoje, às 20h30

Local: Centro Cultural UFG (Av. Universitária, nº 1.533, Setor Leste Universitário)

Fonte: O Popular