Música para limpar os ouvidos

Cinco trompetes executando repertório inteiramente nacional, que vai do baião ao choro, e peças clássicas em duo são opções culturais para esta noite em Goiânia

Em quem você pensa quando se fala em trompete? Miles Davis? Tonico Cardoso pensa em Louis Armstrong. Tonico é o apelido de Antônio Marcos Souza Cardoso. Ele é professor na disciplina de Trompete na Escola de Música e Artes Cênicas (Emac) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Tonico se apresenta hoje, no Centro Cultural UFG, na Praça Universitária, com seu orientador Nailson Simões. O espetáculo Música Brasileira para Grupo de Trompetes é atração da Série Músicas.

Tonico se formou em Trompete na Faculdade de Música do Espírito Santo. Depois, fez mestrado e doutorado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). Lá, foi orientado por Nailson, que fez mestrado e doutorado nos Estados Unidos, com orientação de Charles Schlueter. Não por acaso, eles são colaboradores da Orquestra de Sopros e Percussão do Cerrado (OSPC), conduzida pelo maestro Cláudio Antunes.

O Grupo Trompetes do Brasil foi criado na classe do professor Nailson, na capital carioca, no ano 2000. Nas voltas que o mundo dá, o Grupo sofreu modificações. Profissionais entraram e saíram e, hoje, multiplicam a experiência em diversas universidades. O Grupo não deixou de existir nem de se apresentar. Tanto que recebeu convite para mostrar seu repertório no mais importante encontro de trompetes do mundo. A 39ª Conferência Anual da Associação Internacional de Trompetes (sim, isto existe), acontece em maio, no estado americano da Pensilvânia.

“Antes da viagem, vamos fazer uma pequena turnê”, diz Tonico. Depois de Goiânia, o Grupo vai para Brasília, Campinas e Rio de Janeiro. O Grupo, aliás, além de Tonico e Nailson, é formado por Maico Lopes, da Universidade de Brasília (UnB), Paulo Ronqui, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Enrique Sanches, da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília. Cinco trompetes, assessorados por outros membros da família, fazem um barulho dos diabos. “Podemos tocar no Serra Dourada, para todo mundo ouvir, ou ao lado de uma criança dormindo”, atesta Tonico.

O encontro sugerido é inesperado em mais de um sentido. Primeiro, não é comum nem ordinário ver cinco trompetes juntos. Segundo, o repertório é composto somente de composições brasileiras, incluindo arranjo para choros. O melhor é que a entrada é franca. “Ninguém paga para entrar. Só para sair”, brinca Tonico. “Senão, a gente não para de tocar.” Não espere músicas sisudas e compenetradas. O Grupo toca frevo, baião, forró. Mas também se esmera em harmonias dissonantes e ritmos elaborados.

Obras do Maestro Duda, de Pernambuco (predileto na OSPC), Orlando Alves, Nikolai Brucher, Fernando Morais, Cláudia Caldeira, Glauber Santiago e outros deixam claro que a versatilidade do trompete ultrapassa o limite dos nossos preconceitos ou da nossa ignorância. Quem conferir o espetáculo estará diante de uma excelente oportunidade para abrir e arejar os ouvidos.

‘Concertos da Cidade’

Não é a única nesta quarta-feira. A outra ocorre no auditório do Sesc Cidadania, no Jardim América, com o duo Carla Ferreira (piano) e Alfonso Mujica (barítono). Carla e Alfonso são uruguaios que abrem a temporada 2014 dos Concertos na Cidade, coordenado por Ana Flávia Frazão, com direção artística de Gyovana Carneiro. Alfonso graduou-se na Escola Nacional de Arte Lírica de Montevidéu e especializou-se no repertório de câmara em Buenos Aires. Desempenhou vários papéis em óperas importantes, foi solista em diversas orquestras, mas gosta mesmo do ambiente acolhedor dos recitais, nos quais é acompanhado de piano ou violão.

Carla seguiu um caminho semelhante ao de Alfonso. Ela também estudou em Montevidéu e dedicou-se à música de câmara na Argentina, trafegando em paralelo pela rota operística. Esteve ao lado de sumidades, como James Rapport, da Filarmônica de Viena, a japonesa Yoko Owada, as sopranos María José Siri e Eiko Senda, o barítono Dario Solari e a mezzo Raquel Pierotti. Carla não perde a chance de se aprimorar em masterclasses ao redor do mundo. Na apresentação de hoje cabem autores como Gabriel Fauré, Henri Duparc, Maurice Ravel, Gustav Mahler e Manuel de Falla.

Série Músicas

Música Brasileira para Grupo de Trompetes
Quando: Hoje
Onde: Centro Cultural UFG (Avenida Universitária, nº 1533 – Setor Universitário – Fone: 3209-6251)