No universo do palhaço

Programação do 4º Na Ponta do Nariz começa hoje com oficinas e cursos. Evento terá ainda, até o dia 25, peças, shows e mostras de cinema

Espetáculos, mostras de cinema, shows musicais e oficinas fazem parte da programação do 4º Na Ponta do Nariz, que começa hoje em Goiânia e vai até o dia 25. O festival se inicia com foco nos cursos voltados a profissionais, todos já com inscrições encerradas. Já os espetáculos serão abertos na sexta-feira, com ação da já tradicional da Palhaceata, que neste ano abordará mobilidade e qualidade de vida nos centros urbanos. A caminhada com interferências artísticas partirá da Praça Cívica, a partir das 16 horas da sexta, e vai até a Praça Universitária, onde será apresentado, por volta das 18 horas, o espetáculo O Circo Quase Só, da Cia. Tem Sim Sinhô, de Anápolis.

Neste ano, a programação ganhou ainda mais recheio entre espetáculos convidados. Eles serão focados principalmente nos fins de semana. A própria Palhaceata de sexta-feira é um espetáculo à parte. Segundo o diretor do festival Thiago Moura, o intuito dela é provocar o sentimento de cidadania com uma parada de rua com arte, que tem a intuito de instigar a reflexão. Thiago é integrante do Grupo de Teatro Bastet, que assina a produção do festival e fomento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. O objetivo do trabalho é ainda estabelecer uma rede entre coletivos artísticos de dentro de fora de Goiânia, ampliando também as possibilidades de qualificação profissional dentro do universo do palhaço, com a programação dos cursos.

De acordo com Thiago, a ideia do festival surgiu ainda no início do Bastet, que sempre teve como uma das linhas principais de pesquisa o universo clown. O grupo, que nasceu dentro do ambiente acadêmico, no curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), está completando 11 anos e sempre sentiu a necessidade de preencher a lacunas da formação e troca de informações profissionais. O intuito rendeu frutos e angariou credibilidade. Neste ano foram 292 inscrições os cursos e oficinas do Festival, fato que fez necessário um trabalho esmiuçado de seleção como nunca antes. De acordo com a organização do festival, chegaram materiais de várias localidades diferentes e até de fora do País.

OFICINAS

Duas oficinas abrem hoje a parte técnica da programação. Os produtores culturais Marcos Lotufo, da Oficina Cultural Geppetto, e Franco Pimentel, ministram a oficina de confecção e utilização de máscaras. Também a partir de hoje Lua Barreto, da Cia. Corpo Na Contra Mão e Clube da Folia, e Thiago Verano, do grupo Vida Seca, ensinam técnicas circenses e percussão. Na próxima segunda-feira, é a vez do próprio Thiago Moura ministrar a Oficina do Riso, para grupo de idosos. O ator Miqueias Paz, de Brasília, fica a cargo do primeiro curso, O Riso e a Mímica, também a partir de segunda-feira. Já o segundo curso, Clown Through Mask (Palhaço Através da Máscara), ficará a cargo do ator canadense Sue Morrison, a partir do dia 14.

ESPETÁCULO

Após a abertura das apresentações artísticas na sexta-feira, com a Palhaceata, o espetáculo O Circo Quase Só conta a história, na Praça Universitária, de um circo sem lona, onde o Palhaço Siriguela vive vários papéis, do malabarista ao mágico. Ainda na sexta-feira, às 20 horas, no Teatro IFG, haverá o espetáculo Canta Clown, produção espano-dinamarquesa com repertório de música lírica usadas de plano de fundo para uma sequência de situações hilárias. A Cia Mínima coloca em cena O Inspetor Geral, no domingo, às 20 horas, no Teatro Goiânia.

Era uma vez..., do Teatro Casa de Fábio, está programado para o dia 11, às 20 horas, no Centro Cultural UFG, com abordagem do universo infantil. No dia 12, mesmos local e horário, o Circo Lahetô apresenta História de Goiás no Picadeiro, sobre processo de ocupação do território goiano. De Campinhas (SP), vem a atração do dia 19, O Não Lugar, de Agada Tchainik do Lume Teatro, às 20 horas, no Teatro Sesi. Miqueias Paz apresenta Mimicando em Goiânia, no dia 20, também às 20 horas, no Teatro Sesi, em espetáculo de linguagem gestual. Na semana de fechamento do festival, por fim, o grupo anfitrião sobe no palco do Teatro Goiânia com Vamos a la Praia, no dia, às 20 horas. Como todo ano, o encerramento fica por conta o Mercado de Bobagens e do Cabaré Na Ponta do Nariz, no Centro Cultural Martim Cererê, a partir das 18 horas.

Fonte: O Popular