Morre fundador do curso de Medicina

Morreu aos 86 anos, o médico e professor Francisco Ludovico de Almeida Neto, vítima de um câncer de próstata. Fundador do curso de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG) e primeiro diretor da Faculdade de Medicina da instituição, o médico - que era filho do ex-governador de Goiás, Juca Ludovico de Almeida, fundou o Hospital Santa Genoveva, no setor que leva o mesmo nome, em Goiânia. Francisco Ludovico também sofria de Alzheimer e morreu em casa.

A Faculdade de Medicina da UFG foi criada em 1959 e em seus primeiros dez anos de existência foi dirigida por Francisco Ludovico, responsável por sua estruturação e consolidação. O médico havia se formado na Universidade Federal do Rio de Janeiro no começo dos anos 50 e quando voltou para Goiânia começou a idealizar o projeto do curso para a capital.

Em depoimento que consta no site da Faculdade de Medicina, Francisco Ludovico contou que a ideia inicial do curso era que os formandos trabalhassem por um tempo em regiões que não contavam com médico formado. “No currículo constava a exigência da permanência do recém-formado passar um ano atendendo nas cidades e distritos onde não existisse médico atuando. Essa exigência fazia com que o médico se tornasse mais maduro, mais corajoso, além de sentir que estava devolvendo, em trabalho digno, o que a sociedade havia gasto para a sua formação.”

Professor emérito da Faculdade de Medicina desde 1988, Francisco Júnior foi antes professor do Departamento de Cirurgia.

Em 1964, ele fundou o Hospital Genoveva, que iniciou suas atividades seis anos depois, segundo o site da instituição. Ele também ajudou a fundar a Academia Goiana de Medicina e era membro da Academia Brasileira de Administração Hospitalar. O velório começou às 18 horas de ontem no Cemitério Jardim das Palmeiras, onde será sepultado hoje, às 11 horas.

Fonte: O Popular