Seis autores, quatro livros

Chegam à rede de livrarias da UFG as obras selecionadas para a Coleção Vertentes

Erika Lettry 08 de abril de 2014 (terça-feira)
Selecionados por meio de concurso literário, seis autores lançam quatro obras inéditas pela Editora UFG por meio da Coleção Vertentes. A coleção atribuiu aos vencedores da edição 2011 publicações nas categorias romance, conto, poesia e teatro.

A escritora Helena Sebba, natural de Inhumas e integrante da União Brasileira de Escritores de Goiás (UBE-GO), assina o romance Sob o Manto do Rei. Seu primeiro no gênero, foi publicado 35 anos depois de sua estreia com o livro de contos O Triângulo. Nessa obra vencedora, Helena Sebba conta uma história do povoado de São Ranulfo, onde os moradores são escravizados por um rei que promete revelar um segredo apenas àqueles que nunca questionarem suas ordens. O romance mostra como a natureza humana abriga ao mesmo tempo atos mesquinhos e de heroísmo.

Na categoria contos, a portuguesa Vitória F. lança Quartos de Final, com 15 contos que discorrem sobre as neuroses e o fatalismo de Portugal. O livro tem traços de realismo mágico, mas também questiona sobre temas complexos como a vida e a morte. A autora editou a primeira coletânea de contos em 2002 pela Universitária Editora, de Lisboa. O seu primeiro romance, Caronte à Espera, foi lançado em 2012 no Brasil.

Teatro

Três autores dividem o prêmio de melhor obra de teatro com Mulheres, Pescador e Terra, que inclui peças de teatro premiadas dos autores Ed Anderson Mascarenhas, Edih Longo e Rildo Bento de Souza. Na peça Mulheres no Espelho, uma atriz está entediada em seu camarim e, momentos antes de entrar em cena, encontra-se com uma camareira que admira seu trabalho. Surge então a oportunidade de se livrar do peso de viver a vida dos personagens e se tornar uma mulher comum.

Em Nas Malhas do Pescador, um pescador de uma pequena comunidade próxima à fronteira da Bolívia gosta de contar causos que vão formando o corpo das cenas. Já a
última peça, Terra à Vista, é uma sátira do momento inicial do processo de colonização brasileira. A história se passa em um reino distante, onde um rei completamente endividado confia uma esquadra a um capitão para navegar pelos mar adentro.

Professor de Psicologia, Marcos M. Casadore assina o livro de poesias Mínima Lista, que fala das banalidades do dia a dia e das especulações sobre a vida presente no dia a dia banal, compondo uma lista de versos em poemas curtos. Todos os livros da Coleção Vertentes estão à venda na rede de livrarias da UFG e na loja virtual editora.ufg.br.

Fonte: O Popular