Para dar boas risadas

Grupo Zabriskie Teatro celebra aniversário com extensa programação entre apresentações e cursos

 

Clenon Ferreira, domingo, 6 de abril de 2014 | Por: Editoria

Ana Banana cansou de seguir as ordens de Juca Mole. E ela resolveu inverter a situação: “Quero ser a rainha”. Já a princesinha, uma boneca de pano fantoche, deseja ter a lua. Dessa vez, Juca Mole, de acordo com Ana Banana, será um mero súdito. Bastou isto para saber a confusão que Juca vai aprontar.

Com uma constante participação da plateia, o espetáculo Lua e Luas, do Grupo Zabriskie Teatro, convida o público não apenas para dar sugestões para a solução dos problemas que envolvem a princesa, a rainha, a lua e o súdito. As cenas, dessa forma, se constroem como numa brincadeira de criança, onde palhaços tiram do baú diversos brinquedos que são manipulados.

Entre brincadeiras e personagens, o desenvolvimento de todo o espetáculo se fixa em Juca Mole e Ana Banana, dois palhaços que têm em si uma relação antagônica. Enquanto Juca é mandão, Ana quer virar o jogo. Os palhaços cantam, ao vivo, músicas que fazem parte do desenrolar da história, com muita poesia. Com um baú cheio de surpresas, Juca Mole e Ana Banana, um jogo divertido se instala entre os palhaços e o público. Juntos eles têm um grande desafio: conseguir a lua para a princesinha.

Lua e Luas é uma das 30 apresentações de todo o repertório do Zabriskie Teatro que serão realizadas em comemoração aos 21 anos de trabalho da companhia. Entre abril e novembro, há oficinas, aulas e espetáculos em uma longa temporada que é lançada hoje, 6, com a apresentação da peça protagonizada por Juca Mole e Ana Banana.

De acordo com a atriz e fundadora do grupo, Ana Cristina Evangelista, o Zabriskie Teatro fechou o ciclo comemorativo de duas décadas de trabalho abrindo outro, o ciclo da maioridade. “Aos 21 anos, nos inspiramos na vida adulta que busca o prazer e a alegria. No encontro com o público, desejamos refletir sobre o nosso tempo e buscar a renovação do sentido das relações humanas.”

Já encenado há dez anos, onde nunca saiu de cena desde a sua primeira montagem, o Lua e Luas será apresentado aos domingos, nos dias 6,13, 20 e 27 de abril, sempre às 17 horas, no Zabriskie Teatro. O espetáculo é adaptável às condições mais diversas, já foi apresentado tanto em espaços fechados como a céu aberto.

E a programação não para por aí. Em maio, a dupla de palhaços se apresenta para o público juvenil e adultos em Amor, I love you, nos dias 2, 3, 9 e 10, também na sede do grupo. Criado em 2010, o espetáculo provoca reflexão lúdica, interativa e bem-humorada sobre sexo e paixão.

O casal em cena é novamente Juca Mole e Ana Banana, criando por meio da música e da dança uma atmosfera “romântica”, à medida que transita do clássico ao brega. Amor, I love you dialoga com todas as idades, a partir dos 14 anos, sobre a necessidade de se buscar a felicidade e o prazer por meio do amor. A peça volta a ser apresentada em agosto, nos dias 9, 16, 23 e 30, às 21 horas, no mesmo local.

Qualificação profissional

Aprendizado e profissionalização. As atividades formativas do programa de 2014 serão realizadas em junho e julho, com oficinas e aulas espetáculo gratuitas. Em junho, Alexandre Rocha ministra a oficina Brinquedos Cantados, no Zabriskie Teatro. A ementa do curso de 20 horas, prevê o compartilhamento de experiências de possibilidades lúdicas para a cena e para a sala de aula. “O intuito é o de subsidiar atores e educadores na elaboração de atividades interativas”, diz o ministrante.

O Corpo e o Jogo do Palhaço é a temática da oficina a ser ministrada pela atriz e professora Maria Ângela de Ambrosis, em julho. “O palhaço constitui uma metodologia que vem sendo bastante utilizada na construção da arte contemporânea”, frisa a professora da UFG. A oficina propõe ao participante um mergulho na arte do palhaço e um encontro com o seu ridículo e seu cômico. Atores, palhaços e educadores, por meio desse treinamento, poderão ampliar suas habilidades de presença cênica, jogo e interatividade.

A primeira aula espetáculo, Jogos Teatrais, está marcada para 9 de junho, às 20 horas, com a participação dos alunos do curso de Iniciação Teatro do Zabriskie, e tem entrada franca para toda a comunidade. Segundo Alexandre Augusto, ator e diretor do Zabriskie Teatro, as outras duas atividades desta natureza vão ser concebidas a partir do resultado das oficinas de Brinquedos Cantados e O Corpo e o Jogo do Palhaço. Esta programação também integra o projeto Sesc Aldeia Diabo Velho.

Para outubro, o Zabriskie Teatro volta a dialogar com o público infantil, nos dias 5,12, 19 e 26, com o espetáculo Quem quer casar com o rato? Juca Mole e Ana Banana entram em cena com um baú mágico. De dentro dele, tiram paredes, mesa, cadeira, lua, nuvem, tudo que precisam para encenar a encantadora história do Rato que queria se casar. O Rato tenta se casar com a Lua, com a Nuvem, com a Brisa, e só leva fora. A peça é inspirada na música O Rato, de Paulo Tatit e Sandra Peres.

Quem Cochicha o Rabo Espicha é a última atração do programa, encenado nos dias 9, 18, 23 e 30 de novembro, sempre às 17 horas, na sede do grupo. Ana Banana é Dona Geni e Juca Mole é Seu Roberval. Ela, uma fofoqueira de primeira. Ele, um marido pacato. Em meio a intrigas de casal, juras de amor e grandes decepções, não há pistas para o público de como é que tudo acaba.

Além disso, durante o período de realização do projeto comemorativo dos 21 anos do Zabriskie Teatro, Ana Cristina e Alexandre Augusto vão percorrer 10 Cmeis, instituições da rede pública municipal de ensino, levando alegria e diversão saudável. “Um presente que a gente oferece às crianças e que a gente recebe, ao mesmo tempo”, completa Ana Cristina. As atividades nos Cmeis já estão em curso.

Fonte: O Hoje