Após 11 dias de ocupação, alunos deixam campi da UFG em Jataí, GO

Último dia de bloqueio foi tenso e teve discussão entre os estudantes.Universitário chegou a roubar o microfone de uma equipe de TV; vídeo.

Depois de 11 dias ocupando as duas unidades da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Jataí, no sudoeste de Goiás, estudantes decidiram deixar os campi nesta terça-feira (1º) após uma assembleia. Apesar da decisão, o dia foi marcado por tensão. Alunos e professores que queriam a volta das aulas protestaram e discutiram com o grupo que promoveu o bloqueio. Um manifestante chegou a roubar o microfone da reportagem da TV Anhanguera durante uma entrevista (veja vídeo).

Segundo a direção da universidade, as aulas devem ser retomadas na próxima quinta-feira (3). O protesto começou no dia 21 de março, após a morte de um estudante na saída do campus dois dias antes. Para evitar dar uma volta de 2 km para pegar o retorno à cidade, ela entrou na BR-364 na contramão e foi atingida por uma caminhonete.
saiba mais
Durante a ocupação, cerca de 3 mil alunos ficaram sem aulas. Nesse período, as obras no campus da região central, que irá abrigar o curso de medicina, previsto para começar em agosto, também foram paralisadas.

"A gente quer simplesmente o direito de entrar na universidade. Estão indo contra o nosso direito de ir e vir", reclama a universitária Keyla Cristina Teixeira.

Alguns professores também foram até a frente da instituição para protestar. "Já extrapolou. São mais ou menos 60 pessoas que nos tornaram reféns. Eu não aceito isso. Eles não representam os 3 mil alunos e 300 professores", afirmou a docente Mirian Stefanini.

A situação ficou complicada até para uma equipe da TV Anhanguera, afiliada da Rede Globo em Goiás, que fazia a cobertura da ocupação. Enquanto entrevistava uma aluna, outro estudante roubou o microfone da repórter Nathália Silva, saiu correndo e o jogou para o alto.

Fonte: Portal G1