Obras de Siron revivem acidente com o césio 137

23 de abril de 2014 (quarta-feira), Paulo Rezende

De forma lúdica, forte e artística, as lembranças do acidente radioativo com o césio 137 ocorrido em Goiânia na década de 1980 serão revividas amanhã, às 20 horas, na exposição individual Siron no MAG, na sala Reinaldo Barbalho, no Museu de Arte de Goiânia (MAG). As obras, produzidas entre 1987 e 2000 pelo artista plástico Siron Franco, foram adquiridas pelo local por meio do Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça, do Ministério da Cultura, em 2013, pelo valor de R$ 350 mil. A mostra, aberta ao público, fica disponível para visitação até o dia 1º de junho e tem curadoria do professor da UFG Aguinaldo Coelho.

Do acervo, 15 obras são da série Rua 57, que refere-se ao endereço, no Setor Aeroporto, onde a cápsula de césio 137 começou a ser desmontada. O produto radioativo estava em um recipiente de chumbo e foi encontrado por catadores numa clínica abandonada e vendido ao dono do ferro-velho. Aquele brilho azulado, encontrado na forma de pó, fascinou as pessoas que o pegavam e até o passavam pelo corpo, provocando contaminação, sequelas e mortes. Compõem ainda a coleção quatro obras da série Embalagens, de 1995, exposta na embaixada do Brasil na França, e que chama a atenção pelas telas envoltas em arame farpado.

Ainda na mostra será exibido um trabalho inédito que contempla a produção artística atual de Siron Franco. “Com o projeto vislumbramos não apenas a possibilidade de adquirir os trabalhos do renomado pintor goiano, como forma de acompanhar sua trajetória, mas também de contribuir para o conhecimento de aspectos importantes da arte produzida em Goiás por meio de sua obra. Desta forma, o MAG sente-se honrado em proporcionar ao público, pela primeira vez em seu espaço, uma exposição individual com os trabalhos do renomado Siron Franco”, destaca Doris Dey de Castro Pereira, diretora do museu.

Exposição: Siron no Mag

Artista: Siron Franco

Abertura: Amanhã, às 20 horas

Visitação: De sexta-feira a 1º de junho, segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas / sábados, domingos e feriados, das 10 às 17 horas

Local: Sala Reinaldo Barbalho no Museu de Arte de Goiânia (MAG) / Rua 1, nº 605, Bosque dos Buritis, Setor Oeste

Entrada franca

Informações: 3524-1189 e museugoiania@gmail.com

Fonte: O Popular