Na disputa pelo prêmio internacional

05 de maio de 2014 (segunda-feira)

Os indicados para a primeira versão nacional da lista anual de jovens inovadores da revista Technology Review, ligada ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), serão premiados em cerimônia no dia 13 de maio no Rio de Janeiro. Eles serão pré-indicados automaticamente para participar da versão internacional dos inovadores com menos de 35 anos, que todos os anos escolhe 35 talentos.

Os premiados terão a oportunidade de apresentar os projetos para empreendedores do País durante a cerimônia no Rio. Além disso, dois perfis de maior destaque receberão o prêmio de Inovador do Ano e Inovador Social. “Estar na lista do Brasil é uma honra. A expectativa para a lista mundial é boa. Sem ansiedade, mas temos condições”, avalia o professor de Química da Universidade Federal de Goiás (UFG), Wendell Coltro, sobre a próxima etapa.

Responsável pelo desenvolvimento de microchips para análises clínicas a baixo custo, segundo ele o reconhecimento do trabalho possibilita destacar a UFG como uma instituição entre as maiores do País, além de contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico. “Estamos fazendo pesquisa de ponta e o que precisamos é atrair mais jovens para desenvolver inovações tecnológicas e aproveitar mais essa lacuna que existe no Brasil. São Paulo já está saturado.”

Para ele o falta é “atrair jovens especializados para alavancar pesquisas”.

“Minha caixa de e-mail lotou e o Facebook parecia ponteiro de relógio. Isso impulsiona com certeza para conseguir mais investimentos.” Para ele, o maior objetivo é conseguir fazer com que vire produto, o que destaca além da pesquisa o lado empreendedor. “É preciso que saia da universidade.”

Fonte: O Popular