Trocando o texto pela partitura

Peça é inspirada em obra indicada ao vestibular 2014/1 da UFG

Uma das grandes dificuldades de um vestibulando do Ensino Médio é ler as obras indicadas para as provas. É complicado achar tempo para ler, interpretar e estudar todos aqueles livros quando trigonometria, orações assindéticas, fisiologia, química orgânica e movimento acelerado uniformemente variado disputam uns minutinhos também.

Pensando nisso, é bom anotar na agenda que nos próximos dias 6 e 7 será encenado o musical “Liberdade, Liberdade”, escrito por Millôr Fernandes e Flávio Rangel. Esta é uma das obras sugeridas pela UFG (Universidade Federal de Goiás) para seu próximo vestibular, 2014/1.

Vale ressaltar que o espetáculo será reproduzido na íntegra, não uma adaptação. E já que o texto original é o roteiro de uma peça, nenhum detalhe será perdido. Sendo assim, pode ser interessante que os estudantes confiram, como uma ferramenta de compreensão da obra.

Inclusive, uma das razões de o espetáculo ter sido apresentado no ano passado foi a lista de obras da universidade. E a façanha se repete neste ano, também.

Sem contar, claro, que o roteiro ainda é atual, apesar de ter sido escrito em 1965. A obra é um marco do teatro brasileiro. O musical chama a atenção por tratar de protestos e liberdade em pleno início de Ditadura Militar.

Então, estudante, se você quer estudar para o vestibular de uma maneira dinâmica, sem perder nenhuma vírgula do texto original, a oportunidade é essa.

As apresentações ocorrerão nos dias 6 e 7 em dois horários: às 14 e 20 horas. O palco será o Teatro Goiânia, na Avenida Tocantins com a Avenida Anhanguera. O valor da meia entrada é R$20.

Encontro

Empreendedorismo para educadores

Na próxima quarta, 7, a Faculdade de Goiânia (FAG) realizará um encontro exclusivo para professores do Ensino Médio. A iniciativa faz parte do projeto “Um pé no Futuro”, que tem como objetivo preparar os alunos para a construção de um futuro melhor. O evento terá início às 19h30 com a palestra “Empregabilidade e Empreendedorismo para Egressos do Ensino Médio”.

A faculdade fica na Rua S-3, nº 692, Setor Bela Vista. Os interessados deverão se inscrever no site www.umpenofuturo.com.br. Os participantes receberão certificado e concorrerão a uma bolsa de estudos em um dos 12 cursos de pós-graduação a distância da Anhanguera.

Em tom de rebeldia

“Liberdade, Liberdade” é, na verdade, um teatro de protesto, um conjunto de peças, quase todas musicais, que criticam a repressão do golpe militar de 1964. Nesse roteiro rebelde, Millôr Fernandes e Flávio Rangel recorreram a textos de vários autores que têm como tema a liberdade.

Na peça, três atores se revezam em mais de 50 personagens, interpretando textos de Sócrates, Platão, Abraham Lincoln, Martin Luther King, Castro Alves, Anne Frank, Cecília Meireles, Geraldo Vandré, Jesus Cristo, Shakespeare, Drummond e outros pensadores.

Claro, há também dezenas de canções ligadas ao assunto. O sucesso do musical chegou aos ouvidos presidenciais, na época. Castello Branco, que comandava o país naquele ano, em nota, afirmou que as ameaças da peça aterrorizaram a liberdade de opinião.

Com isso, vários carros de polícia se postavam diante dos teatros onde "Liberdade, Liberdade" era apresentada. Também eram frequentes ameaças à produção. Até que em 1966 a Censura Federal proibiu o espetáculo em território nacional. O musical só voltou a ser apresentado 40 anos depois, em 2005.

Não se esqueça!

Há outros textos que devem ser lidos para o vestibular e, para esses, não há musicais reproduzidos na íntegra. De acordo com o Centro de Seleção da UFG, as obras indicadas são:

* Poesia - Antologia do 50º Aniversário de Poesia - José Godoy Garcia (Thesarus Editora)

* Lira dos Vinte’Anos - Álvares de Azevedo (qualquer edição)

* O Cortiço - Aluísio de Azevedo (qualquer edição)

* Eu vos Abraço, Milhões - Moacyr Scliar (Companhia das Letras)

* Melhores Contos - J.J. Veiga (Editora Global)

Fonte: Tribuna do Planalto