Conselho da UFG decide pela adesão integral ao Sisu

O Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Cepec) da Universidade Federal de Goiás (UFG) decidiu pela adesão integral da universidade ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como forma de ingresso na graduação. Depois da realização do vestibular para o segundo semestre deste ano, a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), passará a ser adotado integralmente na seleção para o primeiro semestre de 2015.

Para os cursos de Educação Intercultural e Educação do Campo que hoje possuem processo específico de seleção, uma solução específica definirá a forma de ingresso. Também será definida a forma de seleção para cursos na modalidade a distância (EaD) e dos que possuem Verificação de Habilidade e Conhecimento Específico (VHCE), ou seja, que exigem prova prática. O prazo é que a situação seja resolvida em um mês após consultas a coordenadores de cursos e aos conselhos diretores das unidades.

O reitor da UFG, Orlando Amaral, ressaltou que a decisão foi tomada depois de muitos debates. “Discutimos essa questão desde 2011. Acredito que tomamos a decisão certa, com maturidade. Não tenho nenhuma dúvida quanto à qualidade do aluno que vamos selecionar”, afirmou.

O pró-reitor de Graduação da UFG, Luiz Mello, destacou que a UFG priorizou em suas análises a experiência de outras instituições: “A adoção do Sisu é uma tendência e grandes universidades do País já adotaram o sistema integralmente como a UFMG, a UFPA, a UFPE e a UFRJ”.

Uma das vantagens do Enem é a gratuidade da inscrição para alunos de escola pública e o valor mais acessível para os demais estudantes (R$ 35 contra R$ 130 do Processo Seletivo).

Fonte: Opção