Aluna ganha tratamento de R$ 5 mil

A alegria da dona de casa Priscila Pereira Martins foi marcante no lançamento do Projeto Boa Visão na Escola Estadual Prof. Lousinha Carvalho, no Setor Criméia Oeste, em Goiânia. O tratamento da filha, Ana Paula, de 14 anos, aluna da escola e portadora de ceratocone, uma doença na córnea, tem custo estimado em R$ 5 mil. Ontem ela teve a certeza de que este ônus será totalmente assumido pelo projeto, uma parceria da Fundação Jaime Câmara com o Centro de Referência em Oftalmologia (Cerof), da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Presente desde 1995 na rede municipal de ensino de Goiânia, o Boa Visão foi inaugurado ontem na rede estadual com a presença de representantes do governo goiano, como os secretários de Educação, Vanda Dasdores Siqueira Batista; da Saúde, Halim Girade; e o diretor de regulação da Celg, Elie Chidiac. “É uma empreitada única no Brasil. A Celg é parceira de todas as missões que trazem benefícios para a sociedade”, disse o diretor. Nas escolas, o ônibus com consultórios oftalmológicos necessita de energia elétrica e do apoio de técnicos da empresa.

A titular da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) explicou que o Projeto Boa Visão vai atender inicialmente 44 mil alunos de 50 escolas da capital. “Estávamos aguardando esse momento ansiosamente. Só de atender a comunidade dentro da unidade escolar é um ganho enorme”, afirmou. Portador de forte miopia e usando óculos com lentes acima de 12 graus, Matheus foi um dos 276 alunos da Escola Estadual Prof. Lousinha Carvalho que passou pela triagem preliminar. Mesmo com as duas lentes quebradas, o garoto continua frequentando as aulas. “Espero ganhar um óculos novo”, disse.

Este ano, de acordo com a diretora executiva da Fundação Jaime Câmara, Raquel Teixeira, o Boa Visão vai atender 11 mil consultas oftalmológicas sob a batuta do coordenador do Cerof, o médico Marcos Ávila. Ontem, no lançamento do projeto na rede estadual, ele contou que um doutor e dois mestres da UFG se dedicaram ao estudo dos resultados do Boa Visão.

Fonte: O Popular