Prog Pequi, no Centro Cultural UFG

22/05/2014

Banda Carta Bomba se apresenta hoje com repertório de músicas autorais

“Nosso gênero é o Prog Pequi!” Essa é a denominação que a banda Carta Bomba encontrou para caracterizar o som que mistura ritmos sem nenhuma limitação de gênero em um conceito musical baseado nas experiências de criação.

Formada em 2009, a banda é composta por Jennegs Porto nos vocais, Renato Marciano na bateria, Iann “Calei” Domenes no baixo, Lucas Oliveira nos efeitos/guitarra base, Rafael “KbS” na guitarra e Thomasvinci na percussão. Carta Bomba se apresenta hoje, no Centro Cultural UFG, em mais uma edição da Série Músicas.

A banda conta ao DMRevista mais sobre essa denominação ‘Prog Pequi’, a apresentação no Centro Cultural UFG e sobre os eventos musicais de Goiânia.

DMRevista: Qual gênero cantam? Rock, pop/rock?

Carta Bomba: Rock progressivo!? Não sabemos… Nosso gênero é o Prog Pequi! Denominação que encontramos para caracterizar o nosso som. Mas é claro que possuímos referências e influências de bandas como Tool, Pink Floyd, The Mars Volta, System of a Down, Chico Science e Nação Zumbi, Porcupine Tree, Black Sabbath, Led Zeppelin, Deep Purple, King Crimson e muitas outras bandas consagradas que fariam essa lista aqui ficar interminável.

DMRevista: Quando surgiu a banda? Eram amigos antes?

Carta Bomba: Bom, é um caso antigo. Quando foi anunciado um festival de rock na escola em que Renato, Rafael, Iann e Fellipe [atual Space Truck, Blackbirds] resolveram montar uma banda e fazer um cover de Chico Science e Nação Zumbi. No final, o tão esperado festival não aconteceu, mas continuaram a se reunir em estúdio para tocar músicas de que gostavam. Até que Renato e Rafael começaram a desenvolver ideias juntos e chegaram a esboçar o que seria depois “Reis e Cavalos” e “Corpo Seco”. Quando Renato entrou no curso de Licenciatura em música da Universidade Federal de Goiás, conheceu Jennegs e viu que tinham muito a falar e fazer em comum. Quando, um ano mais tarde, Renato ligou pro Jennegs perguntando se ele não conhecia alguém que toparia ser vocalista, ele deu a resposta: “cara… eu não sirvo não?” [risos]. Mais tarde, Thomasvinci e Lucas entraram e chegamos à formação atual.

DMRevista: Qual é a expectativa para o show de hoje?

Carta Bomba: Ótima! Nossa expectativa se torna cada vez mais otimista, pois é a terceira vez que tocamos em parceria direta ou indiretamente com a UFG. Fizemos um de nossos shows autorais no Teatro do Cine Ouro, e é uma oportunidade de ter a nossa música ouvida com uma acústica boa e um ambiente que proporciona maior possibilidade de apreciação da música.

DMRevista: É a primeira vez que tocam na Série Músicas?

Carta Bomba: Sim! Estamos muito animados. Tocar em festivais é ótimo, mas é bom às vezes ter um espaço para mostrar seu som com calma, sem passagens de som de cinco minutos. Para uma banda iniciante como nós, é impossível conseguir isso numa casa de eventos normal. É um ótimo espaço, muitos grupos vão ganhar com a Série Músicas.

Série Músicas

Carta Bomba (GO)

Onde: Centro Cultural UFG

Quando: hoje, às 21 horas