Palco de memórias

23/05/2014

Rute Guedes

Desmundo investiga relação entre tempo e emoção

Uma viagem pelo tempo e pela memória são o fio condutor do espetáculo Desmundo, que será apresentado hoje, às 21 horas, no Centro Cultural UFG. Com direção de Valéria Braga e com o ator Rodrigo Jubé no elenco, a peça também com a participação do artista circense Fernando Souza e da cantora Carla Braga.

Segundo Rodrido Jubé, a narrativa de Desmundo é uma obra aberta. “O espetáculo trabalha com a imagem, na área da performance, do corpo-história. Há o ator no palco e o elemento principal da cenografia é um vestido, que é elemento de ligação com a infância do personagem”, explica o ator.

A peça, continua Rodrigo, não segue o tempo cronológico do teatro convencional. “A memória, então, torna-se um eixo na questão da busca da identidade”, adianta ele, lembrando que o texto é baseado no livro Calendário, do poeta goiano Antônio Geraldo Ramos, morto há dois anos. “Quando escreveu os poemas, ele já estava sofrendo de mal de Alzheimer; então, a temática do tempo e da memória tinha um peso especial na criação.”

Para o ator, apesar de não ter uma história linear, a peça tem uma proposta de diálogo com o público. “Não é que Desmundo seja interativo, mas ele oferece um contato direto com a plateia, a partir de elementos como o figurino, a música, o palco italiano e o próprio texto, que evocam uma atmosfera intimista.”

Peça: Desmundo

Data: Hoje, às 21 horas

Local: Centro Cultural UFG (Praça Universitária, ao lado da Casa do Estudante)

Ingresso: R$ 30 (inteira)