Conselho aprova uso de nome social para transgêneros na UFG

Resolução foi aprovada por unanimidade pelo conselho da universidade

Transexuais e travestis poderão se sentir menos discriminados a partir de agora na Universidade Federal de Goiás (UFG). O Conselho Universitário aprovou, na sexta-feira, 23, por unanimidade, resolução que permite que as pessoas trans possam usar o nome social dentro da universidade.

Relator do processo no conselho, o pró-reitor de graduação da UFG, Luiz Mello, afirmou que a universidade já possui diversos estudantes que vivem o constrangimento de serem chamados pelo seu nome de registro dentro da universidade, um nome que não condiz com sua imagem pessoal. “A resolução visa diminuir esse mal-estar, dando assim condições para que eles possam finalizar suas graduações com maior chance de sucesso”, explicou o reitor no site da UFG.

A resolução garante aos estudantes transexuais e travestis o direito de serem chamados oralmente pelo nome social, sem menção ao nome civil, inclusive na frequência de classe e em solenidades como colação de grau, defesa de monografia, dissertação ou tese, entrega de certificados e eventos congêneres, entre outras situações da vida acadêmica.

Os documentos com efeitos externos, como histórico escolar e certificados, no entanto, serão emitidos com o nome do registro civil, já que a resolução é interna à UFG.

Fonte: Portal Parou Tudo