Moradores fazem campanha para praça

Cleomar Almeida

28 de maio de 2014 (quarta-feira)

Moradores do Residencial Humaitá e adjacências, na Região Norte de Goiânia, fazem campanha de arrecadação de equipamentos e brinquedos para instalar na praça do bairro, que eles começaram a construir, por conta própria, em uma das áreas previstas para ser vendidas pela Prefeitura de Goiânia. A área tem 10 mil metros quadrados e também conta com espaço reservado a uma escola e a um posto de saúde.

O POPULAR mostrou na edição de domingo que moradores entraram na briga pela área, onze dias depois de a Câmara Municipal de Goiânia aprovar projeto da Prefeitura para desafetação de 18 áreas públicas. O local fica bem ao lado do Shopping Passeio das Águas, construído próximo ao Córrego Caveiras, uma área de preservação ambiental. A arquiteta Maria Ester de Sousa elaborou o projeto da praça.

Moradora do Residencial Humaitá, a engenheira agrônoma Ludmilla Luciano de Carvalho disse que a comunidade tem se organizado para fundar uma associação e se mobilizado para conseguir as arrecadações, também pela campanha Está Área Não Está À Venda, levantada na página do Facebook . “A gente está pedindo apoio, porque quer fazer pavimentação da pista de caminhada e instalar mais brinquedos para as crianças, inicialmente”, acentuou ela.

A Prefeitura divulgou, em nota, que não há necessidade de os moradores construírem a praça na área, já que, segundo informou, no bairro há outras oito áreas públicas, além da que está sendo desafetada. De acordo com a nota, está prevista implantação de parques em algumas áreas do município.

O professor do Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa) da Universidade Federal de Goiás (UFG) Tadeu Alencar Arrais reforçou as críticas sobre a venda. “A Prefeitura quer vender esta área porque é a mais valorizada da Região Norte. Basta olhar que ela está perto do shopping”, observou ele, pontuando que a comunidade já plantou no local 200 mudas .

Fonte: O Popular