Filosofia para a comunidade

Rute Guedes 07 de junho de 2014 (sábado)

 

Com o intuito de aproximar a universidade e a sociedade, a Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Goiás inicia hoje o projeto Filosofia no Centro, a partir das 17 horas, no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro. A palestra Pode o Mal Ser Banal? – Ausência de Pensamento e Responsabilidade Pessoal, com o professor Adriano Correia, inaugura a mostra pública de pesquisas da instituição, na qual os professores da graduação e da pós-graduação vão falar sobre os temas que são objeto de seus estudos. A entrada é gratuita.

 

A cada primeiro sábado do mês, explica o professor Cristiano Novaes de Rezende, um tema diferente será abordado. O projeto surgiu, segundo ele, com a ideia de preencher uma lacuna no debate filosófico na cidade. “Sem demérito de outras propostas, como o Café Filosófico, vimos que havia um vazio no qual a filosofia acadêmica pudesse se manifestar, mostrando à comunidade aquilo que nós pesquisamos”, explica Cristiano, que é vice-diretor e coordenador de Bacharelado da Faculdade de Filosofia da UFG e um dos promotores do projeto, ao lado dos colegas Adriano Correia e Carmelita Felício.

 

Apesar das palestras versarem sobre assuntos que são estudos acadêmicos, isso não significa que o projeto seja voltado apenas para os estudiosos da área. “Muito pelo contrário. Existe aquela ideia de que a filosofia é uma coisa de outro mundo, e não é assim. As questões que abordamos na faculdade são as mesmas que inquietam e instigam a sociedade em geral. O propósito do projeto é justamente esse, ser acessível, mas com o rigor que a gente busca na universidade”, esclarece Adriano Correia.

 

O professor Cristiano Novaes lembra que a concepção do projeto surgiu há um ano, quando a Faculdade de Filosofia implantou o primeiro doutorado na área do Centro-Oeste e conquistou notas elevadas em procedimentos de avaliação do Ministério da Educação. “Outros aspectos que nos interessam, além da interação com as outras unidades da UFG, é a aprimorar a interação entre a Faculdade de Filosofia e a sociedade, com um diferencial: mostrar o que fazemos, como fazemos e por que fazemos. Por isso o nome mostra”, destaca o especialista.

 

“O professor, na sala de aula, precisa apostar na inteligência de seus alunos para que haja uma troca. Os palestrantes do projeto estão sendo orientados a falar como se tivessem diante de turmas dos primeiros anos de graduação de um curso, numa situação pública. Não é preciso deformar nada para deixar a palestra acessível. É claro que o público de um evento fora da faculdade é mais heterogêneo, mas para os professores não é novidade falar para uma plateia que está tendo contato pela primeira vez com a filosofia”, ressalta Cristiano Novaes.

 

Ética

 

A ética é o principal eixo da palestra Pode o Mal Ser Banal? – Ausência de Pensamento e Responsabilidade Pessoal, que será proferida hoje pelo professor Adriano Correia. “Será abordado o conceito de banalidade do mal, uma expressão muito usada hoje em dia e que foi criada pela filósofa alemã Hannah Arendt após suas investigações a respeito das atitudes dos nazistas na Segunda Guerra Mundial. Pretendo discutir o contexto em que esse conceito nasceu e a conduta humana em vários aspectos”, adianta o filósofo.

 

A cada primeiro sábado do mês será abordado um assunto diferente, de acordo com as linhas de pesquisa desenvolvidas pelo corpo docente da Faculdade de Filosofia da UFG. “O Goiânia Ouro é um espaço bem independente, que criou uma tradição e tem um público grande por, além de oferecer uma programação cultural diferenciada, ser bem localizado e democrático”, diz Adriano sobre a escolha do local.

 

A estrutura do centro de cultura, acrescenta, possibilita também a integração da mostra com recursos audiovisuais, como a exibição de trechos de filmes ou projeção de textos, de acordo com a necessidade de cada palestrante. Cada palestra tem um tempo limite: das 17 horas às 21 horas, incluído o espaço reservado para perguntas da plateia.

 

Evento: Filosofia no Centro

 

Data: Hoje, a partir das 17 horas

 

Local: Centro Municipal de Cultura (Rua 3, esquina com Rua 9, Centro, Galeria Ouro)

 

Entrada franca

 

Mais informações: 3524-2541

Fonte: O Popular

Categorias: clipping