Jornalismo e cinema em debate

Histórias de um Arcanjo: documentário sobre a vida do jornalista Tim Lopes será tema de debate hoje, logo depois de sua exibição no Lumière Bougainville 

Rute Guedes 11 de junho de 2014 (quarta-feira)

Será realizado hoje, no Lumière Bougainville, debate sobre o documentário Histórias de um Arcanjo, sobre o jornalista Tim Lopes, que foi morto em 2002 por traficantes no Rio de Janeiro. Handerson Panciere, jornalista da TV Anhanguera, e o professor Ricardo Pavan, da Universidade Federal de Goiás, são os convidados do encontro, que será mediado por Lisandro Nogueira, também professor da UFG e crítico de cinema da TV Anhanguera. O filme será exibido na sessão das 19h15, com entrada franca, e o debate será realizado logo em seguida.

O longa-metragem, premiado como melhor documentário no Festival do Rio do ano passado, tem direção de Guilherme Azevedo e roteiro de Bruno Quintella, filho de Tim Lopes. O documentário conta a história do jornalista desde a sua infância quando, ele saiu com a família do Rio Grande do Sul e se mudou para o Rio de Janeiro.

Histórias de um Arcanjo enfatiza a carreira do jornalista, que em várias ocasiões se aprofundava em suas reportagens aproximando-se das pessoas e situações que retrataria, caso de uma reportagem premiada dos anos 80 sobre a vida dos operários do metrô do Rio, quando trabalhou como um deles. Familiares, colegas e amigos também dão depoimentos no filme.

A investigação era o cerne do trabalho de Tim, fosse a reportagem de cunho social ou policial – sua morte trágica se deu quando ele investigava o abuso de menores em bailes funk e prostituição infantil, em junho de 2002. Em 2001, Tim ganhou o Prêmio Esso pela reportagem A Feira das Drogas, centrada no tráfico nas ruas do Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio, onde os bandidos negociavam a venda de drogas livremente a céu aberto e portavam armas ostensivamente. A partir daí, Tim Lopes passou a ser ameaçado pelos criminosos.

Questões

Para o professor Lisandro Nogueira, organizador do debate, o documentário permite uma série de discussões sobre jornalismo e cinema. “O filme é um nó angustiado para o jornalismo atual. E o debate deve abordar questões complexas e complicadas para o cinema-documentário e o jornalismo. Afinal, o filho do Tim Lopes resolve ‘velar e enterrar’ o pai fazendo o filme. Ousadia emotiva. Mas também perguntas que podem causar mal-estar”, aponta Lisandro.

O mito do jornalista com capa de herói de uma sociedade é outro tópico que deve ser abordado no debate. “O jornalismo vive uma crise de identidade sem precedentes e a morte do Tim Lopes pode suscitar muitas perguntas: foi vítima, ele mesmo, de um jornalismo que busca mais a sensação do que a informação? Jornalista deve almejar certo heroísmo, em nome de que e de quem?”, indaga Lisandro.

Debate: Histórias de um Arcanjo

Data: Hoje, às 19h15

Local: Cine Lumière Bougainville – Shopping Bougainville, Rua 9, nº 1.805, Setor Marista

Entrada franca

Fonte: O Popular

Categorias: clipping