Técnicos Administrativos da UFG retomam atividades após 85 dias de greve

Publicado em 16 de junho de 2014 por Mamede

Os técnicos administrativos da Universidade Federal de Goiás (UFG) decidiram com 116 votos a favor, 63 contra e seis abstenções, após uma reunião realizada na última quarta-feira, 11, encerrar a greve da categoria que se arrastava desde março desse ano.

Esses profissionais reivindicaram e continuam a buscar do Governo Federal a imediata aplicação de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) e os fundos dos royalties do petróleo na educação, como parte da meta do Plano Nacional de Educação (PNE); reajustes em seus vencimentos que, segundo eles, está defasado há cerca de dez anos; a implantação dos turnos contínuos e a manutenção do vínculo entre a universidade e  o Hospital das Clínicas em Goiânia; contratação de mais funcionários para o quadro atual que consideram insuficiente; entre outros.

Um dos membros do comando local de greve do Campus Catalão da UFG, Roberto Tavares, informou que a greve da categoria durou 85 dias e que conforme deliberado em assembleia, as atividades devem ser retomadas a partir de hoje (16/6).

“Saímos da greve sem conquistar muito. Achamos por bem deixá-la porque o nosso movimento estava enfraquecido nesse momento em que o país sedia a Copa do Mundo, e por causa do Governo Federal que não nos atende e tem agido assim com outras duas greves também”, explicou. Ele disse ainda que apenas algumas instituições de ensino superior decidiram abandonar o movimento grevista, mas que ele continua forte e no restante do país.

Uma das conquistas da classe junto ao Governo Federal foi o início do Plano Nacional de Capacitação dos Técnicos e o mestrado profissional em gestão pública com gratificação.

Alguns setores da unidade em Catalão que permaneceram inativos ou em funcionamento limitado durante a paralisação – Biblioteca Central do Campus II e Bibliotecas Setoriais do Campus I, Letras e Linguística, Regional Goiás e Regional Catalão – voltaram a funcionar nos horários normais. Tavares disse esperar que todo o trabalho seja normalizado no prazo de um mês.

Fonte: Blog do Mamede

Categorias: clipping