Crescem inscrições de goianos

Estado foi o terceiro com maior aumento no número de inscrições. UFG utilizará prova como único critério de avaliação de candidatos

(Da redação, com AE) 17 de junho de 2014 (terça-feira)

Goiás foi o terceiro Estado em que, proporcionalmente, mais cresceu o número de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo dados divulgados ontem pelo Ministério da Educação (MEC), 268.856 estudantes goianos se inscreveram para o exame, um aumento de 37,25% em relação ao ano passado. O número de inscrições no Estado representa 3,08% do total nacional.

O crescimento só foi maior no Amapá, com 48,64%, e no Distrito Federal, que teve um aumento de 40,20% no número de inscritos.

O aumento se dá no momento em que a Universidade Federal de Goiás (UFG) decidiu utilizar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Enem, como único processo seletivo da instituição. A decisão final foi tomada no dia 16 de maio, após ratificação do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Cepec) da universidade.

No Brasil, o número de inscritos cresceu 21,6% entre 2013 e 2014, alcançando 8,7 milhões de estudantes. Com a adesão ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de mais três universidades federais - Santa Maria, Rio Grande do Sul e Pernambuco - praticamente todo o sistema federal de ensino usa hoje a prova como forma de avaliação, o que ajudou a aumentar o interesse dos estudantes .

O crescimento das inscrições este ano foi um pouco menor do que no ano passado, quando chegou a 23,8%. O aumento foi geral em todos os Estados, mas o impacto foi maior onde as instituições federais aderiram este ano ou passarão a integrar o Sisu para o ano que vem, como no caso da UFG. Em Pernambuco, as inscrições cresceram 22%. No Rio Grande do Sul, 15%. “Esse crescimento foi até mesmo acima da nossa expectativa, que era de 8 milhões de inscritos. Há um despertar em torno da questão da educação, especialmente com o crescimento das oportunidade oferecidas pelo governo federal”, afirmou o ministro da Educação, Henrique Paim, citando a ampliação de vagas nas universidades federais, Programa Universidade para Todos, o aumento do Financiamento Estudantil e a criação do Sisutec, de seleção para cursos técnicos.

Ainda para o processo seletivo de 2015, o MEC espera a adesão da Federal de Santa Catarina. Com isso, apenas três das 63 instituições federais não participarão do Sisu. Ainda assim todas usam o Enem pelo menos como parte do seu processo de seleção. Em janeiro de 2014, o número de vagas oferecidas foi de 171 mil. “Essas novas são instituições grandes, podemos esperar um aumento significativo no número de vagas”, afirmou o secretário-executivo do ministério, Luiz Cláudio Costa. O crescimento de 1,5 milhão de inscritos fará com que o MEC aumente o número de cidades e de locais para a prova deste ano, que acontece em 8 e 9 de novembro.

Fonte: O Popular

Categorias: clipping