Delícia de dar água na boca

Roscas são mais suaves que pães e combinam com manteiga e requeijão

21 de junho de 2014

Roscas são vistosas e também deliciosas. De massa leve, com ou sem recheio ou cobertura são perfeitas para o café da manhã ou o lanche da tarde. Por isso, é difícil encontrar quem não aprecie as roscas. “Acredito que elas concorrem com o pão francês, no café da manhã, devido à sua maciez e versatilidade”, comenta a confeiteira Bruna Moiana da Costa, de Goiânia. Ela explica que a diferença entre uma rosca e um pão é, principalmente, a quantidade de açúcar em sua receita.

Além disso, roscas são macias e fofinhas, enquanto pães podem ser mais crocantes e salgados. Bruna formou-se em Farmácia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), trabalhou na área por alguns anos, mas estava insatisfeita. “Então entrei no curso de Confeitaria Profissional no Instituto Gastronômico das Américas e descobri o que me faria feliz. Sempre fiz bolos e doces por encomenda, mas passei a me dedicar 100% à profissão a partir de novembro de 2013”, conta. A jovem também fez alguns cursos de aprimoramento na Cristal Festas.

No portfólio dela, aparecem ainda bolos, tortas, cupcakes, brownies, panetones, bombons, docinhos para aniversário, casamentos e outros. Cada preparo é uma arte à parte, não só pelo capricho no preparo da receita, a escolha de ingredientes de qualidade, mas ainda pela combinação de recheios e a cobertura ricamente detalhada em glacê, marshmallow, chantilly, pasta americana, que ganha contornos de escultura, encanta os olhos e conquista o paladar. Para que a rosca fique com uma massa macia e desfiando, o segredo é sovar bastante e respeitar os períodos de descanso – pelo menos dois intervalos até a massa dobrar de volume.

As roscas podem ter coberturas e recheios. As coberturas mais tradicionais são feitas de calda de açúcar ou leite condensado. “A melhor cobertura é a simples de açúcar, pois permite uma melhor apreciação do sabor da massa. Nas padarias, é muito comum encontrar aquelas com creme de confeiteiro, muito gostosas também, e as famosas roscas húngaras”, opina Bruna. Além disso, elas podem ser recheadas com frutas cristalizadas, chocolate, creme de confeiteiro ou a deliciosa combinação coco ralado, leite condensado e uvas-passas.

“As roscas são muito versáteis, permitindo todo tipo de recheio, desde que não sejam muito líquidos ou que soltem muita água ao serem assados”, acrescenta. A confeiteira garante que as roscas combinam com manteiga, geleia, requeijão, cream cheese e qualquer tipo de queijo mais suave e não muito salgado. A combinação da massa doce com a manteiga ou o requeijão acentua o sabor de ambos. Bruna Moiana diz ainda que as roscas têm boa saída também durante a época da Páscoa e do Natal, sendo um ótimo presente para visitas nessas datas comemorativas. Confira, abaixo, a receita simples de rosca que a jovem aprendeu com a sogra. Quem quiser ver mais da produção de Bruna pode acessar o site www.brunamoiana.com.br.

RECEITA

Rosca de padaria

Ingredientes:

1 xícara de leite morno

1/2 xícara de açúcar

2 colheres (de sopa) de fermento biológico seco

100g de margarina

2 ovos

500g de farinha de trigo

1 gema levemente batida

Cobertura:

Leite condensado

Coco ralado sem açúcar

Modo de preparo:

Bater no liquidificador todos os ingredientes exceto a farinha de trigo. Em uma bacia ou bowl grande, despejar a mistura previamente batida. Acrescentar aos poucos a farinha de trigo, sovando e misturando bem, até a massa começar a se soltar das mãos. Sovar a massa até ficar uniforme por aproximadamente dez minutos. Colocar em uma bacia enfarinhada e cobrir com um pano de prato, e deixar crescer até duplicar o volume. Após o período de descanso, cortar a massa em três tiras e trançar. Untar e enfarinhar uma forma redonda com furo no meio. Colocar a trança na forma e deixar crescer até que duplique de volume novamente. Se preferir, podem ser feitas pequenas tranças, obtendo assim várias rosquinhas pequenas. Após o descanso, pincelar a gema na superfície da massa. Assar em forno pré-aquecido a 180ºC, por 40 minutos, ou até que cresça e fique dourada na superfície. Com a rosca ainda quente, derramar em cima da mesma o leite condensado, e salpique o coco ralado a gosto.

Fonte: O Hoje

Categorias: clipping