Parceria é palavra de ordem na gestão da Prefeitura de Aparecida

22 de junho de 2014

Aparecida de Goiânia caminha no rumo certo porque a palavra-chave do nosso governo chama-se parceria. Desde 2009, quando assumimos a gestão da Prefeitura de Aparecida fazemos na teoria e na prática união com todos os poderes constituídos e entidades ligadas a sociedade civil que desejam colaborar com o desenvolvimento econômico e social do município. Já colhemos e vamos colher bastantes frutos de parcerias benéficas para Aparecida e, consequentemente, para Goiás e o Brasil em razão da importância estadual e nacional da nossa cidade.

Em cinco anos e meio de gestão estabelecemos inúmeras parcerias com o governo federal, seja com então presidente Luiz Inácio Lula da Silva e agora com a presidenta Dilma Rousseff. Em todas as áreas da administração podemos mostrar obras e ações realizadas pela Prefeitura de Aparecida em parceria com o governo federal. O Instituto Federal de Goiás (IFG), por exemplo, foi construído pelo Ministério da Educação em área de quase 100 mil metros quadrados doada pelo município, com anuência da Câmara Municipal, que também tem sido parceira do Poder Executivo municipal na construção de uma Aparecida cada vez melhor.

A conquista da Universidade Federal de Goiás (UFG) é outro exemplo de parceria de sucesso, mas neste caso, além do poder público em dois níveis – município e União – , colaborou também a sociedade, porque a área de 500 mil metros quadrados na região leste de Aparecida foi doada pelas famílias Cunha Bastos e Nogueira. O campus avançado da UFG será edificado nesta área, porém as atividades iniciam no segundo semestre deste ano com o curso de Engenharia de Produções em uma ala do prédio da Universidade Estadual de Goiás (UEG), que gentilmente cedeu o local confirmando a disposição do governo estadual em ser parceiro de Aparecida.

A construção de 43 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) é outro fruto da parceria realizadora nossa com o governo federal. A maioria será inaugurada até o final deste ano. Entregamos em abril com a presença do ministro da Educação, Henrique Paim, o primeiro Cmei do país construído com uma metodologia inovadora que utiliza PVC e concreto. O método com origem no Canadá reduz o tempo médio da obra de dois anos para 110 dias. Além desse Cmei, que fica no Setor Serra Dourada, inauguramos o Cmei do Setor Papillon Park e vamos inaugurar oficialmente nesta semana o Cmei do Setor Garavelo.

Quando assumimos o governo, o município contava apenas com sete Cmeis e dois Centros de Educação Infantil (CEI), que são unidades mantidas por entidades filantrópicas por meio de convênio com a Secretaria da Educação de Aparecida. Ampliamos o número de entidades conveniadas de dois para 23 e quintuplicamos de 2009 a 2012, o número de crianças atendidas. Até 2008, eram pouco mais de mil crianças atendidas em creches. Chegamos em 2012, com mais de cinco mil crianças atendidas em função das parcerias que fechamos com as entidades filantrópicas. Assim que todos Cmeis que estão construção com apoio do governo federal estiverem funcionando vamos oferecer cinco mil novas vagas. A expectativa é reduzir significativamente o déficit de falta de vagas na educação infantil.

O relacionamento profícuo com o governo federal se entende na área da saúde em que já inauguramos a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Cairo José Louzada 24 horas e cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Encontra-se em construção mais 10 UBSs e duas UPAs, sendo uma no Setor Buriti Sereno e outra no Parque Flamboyant. Mas com certeza o marco da parceria com a presidenta Dilma na saúde será a construção do hospital municipal com 220 leitos no Setor Cidade Vera Cruz 1, próximo ao Anel Viário. O governo federal já liberou R$ 63 milhões para a construção do hospital e a nossa administração utilizará o Regime Diferenciado de Contratação (RDC) no processo de licitação para que possamos iniciar as obras ainda neste ano.

É importante afirmar que em parceria com o governo federal realizamos a pavimentação asfáltica de mais de 90 bairros, estamos construindo duas Praças do Esporte e da Cultura, conseguimos a implantação das passarelas na BR-153 e a construção do viaduto próximo ao Centro histórico, dentre outras obras que estão transformando Aparecida.

A nossa relação com o governo estadual também não tem sido diferente do tratamento que recebemos do governo federal. Mesmo não sendo do mesmo partido do governador Marconi Perillo ou do então governador Alcides Rodrigues sempre busquei obras que beneficiasse a população aparecidense. Por sua vez, o governador se colocou a disposição também e tem tirado do papel obras como a iluminação da GO-040 e da BR-153 e a Avenida da Paz.

Em Aparecida, parceria é a palavra de ordem de fato. A nossa determinação a todos os gestores da administração municipal é que busque dentro da legalidade é alavancar o desenvolvimento da cidade e com o objetivo de desburocratizar, destravar a máquina pública. Resultado disso que conseguimos criar o Programa Municipal de Parcerias Público-Privadas (PPPs). A primeira PPP deverá ser na gestão da iluminação pública. Queremos modernizar a iluminação de Aparecida e estamos buscando as melhores soluções na iniciativa privada. Outros exemplos do trabalho ágil, célere e determinado da nossa equipe de governo são o lançamento do primeiro polo empresarial privado da Região Centro-Oeste, o Aparecida Shopping e a conquista da Faculdade de Medicina. São empreendimentos da iniciativa privada, mas que encontraram no poder público verdadeiros parceiros para viabilizá-los. Com a união de todos os poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – e a sociedade civil organizada vamos fazer da promissora cidade de Aparecida uma cidade cada vez melhor para se viver.

(Maguito Vilela, prefeito de Aparecida de Goiânia, ex-governador de Goiás)

Fonte: Diário da Manhã

Categorias: clipping