Semana Musical

25 de junho de 2014.

A música erudita e popular brasileira ganha espaço em Goiânia com apresentações de nomes de peso e alunos que foram premiados em concursos nacionais de piano e violão

DIÁRIO DA MANHÃ

DA REDAÇÃO

Através da flauta, violão, violino, piano e canto, solistas e conjuntos de câmara irão executar um repertório variado de música erudita e Música Popular Brasileira, os espetáculos começaram ontem e vão até sexta (27) no Palco Roriz, a partir das 20h.

Entre os alunos se apresentam vários que foram premiados em  concursos nacionais de piano e violão. Só no ano passado, na cidade de São Paulo, a escola competiu com sete alunos e o resultado foi quatro primeiros lugares e três segundos lugares em categorias variadas.

As apresentações terão ainda a participação especial do renomado violinista Alessandro Borgomanero, que será acompanhado ao piano pelo seu filho Leonardo Caetano Borgomanero (10) e interpretará Czardas, de Vitorino Monti.

Violinista

Nascido em Roma, Alessandro Borgomanero formou-se com o título de Mestre em 1992, na Universidade de Música Mozarteum, de Salzburg. Continuou seus estudos com renomados violinistas como Boris Belkin (Accademia Chigiana, Siena), Salvatore Accardo (Cremona) e Rodolfo Bonucci (Santa Cecília, Roma).

Apresentou-se como solista frente a várias orquestras, como Orquestra de Câmara de Budapeste, Salzburg Chamber Soloists, Philadelphia Virtuosi Orchestra, London Mozart Players, Virtuosos de Salzburgo, Orquestra de Câmara de Berlim, Orquestra Sinfonietta Salzburg, Bachiana Filarmônica, Orquestra Sinfônica de Vaasa (Finlândia) e com a maioria das orquestras sinfônicas do Brasil.

Participou de concertos em festivais de música e ministrou masterclasses para violino na Escola Superior de Música de Viana (Portugal) e em quase todos os festivais de música do Brasil.

Gravou álbuns pelos selos Kreuzberg Records (Alemanha), Nami Records (Japão) e Classic Sound (Áustria). Sua discografia inclui dois CDs gravados com o Mozarteum Quartett, com quartetos e quintetos de Mozart com o clarinetista Wenzel Fuchs, da Filarmônica de Berlim; um CD de violino e violão com um arranjo dos quadros de uma exposição de Mussorgsky; e outro com peças virtuosísticas para violino e piano. Em 2011, gravou um CD com obras inéditas de compositores brasileiros para violino e cordas como solista e diretor artístico da Camerata Filarmônica de Goiás.

Vive em Goiânia desde 1999, onde é professor de violino na Universidade Federal de Goiás (UFG). De 2003 a 2007, foi regente titular da Orquestra de Câmara Goyazes, liderando a orquestra em mais de 90 concertos por vários Estados brasileiros.

Como reconhecimento pelas suas realizações na área da música em Goiás, recebeu em 2006 o título de Comendador da Ordem do Mérito Anhanguera, outorgado pelo governo do Estado.

Música Erudita e Música Popular Brasileira

Onde: Palco Roriz (Alameda Ricardo Paranhos nº 955, St. Marista)

Quando: Até sexta, às 20h

Quanto: Entrada franca