Biotécnicas: Reprodução assistida animal é tema de curso na UFG

Capacitação promovida pela Embrapa Cerrados é voltada para estudantes de mestrado, doutorado e professores da instituição

publicado:25/06/2014 14:13última modificação:25/06/2014 14:13

Itens relacionados

Embrapa reforça parcerias com centros de pesquisa no exterior

Embrapa divulga estudo sobre contaminação por agrotóxicos no Brasil

Perspectivas de controle biológico estão disponíveis em livro

Ministério negocia implementação da Rota do Cordeiro em Minas Gerais

Estudantes de mestrado, doutorado e professores da Universidade Federal de Goiás (UFG) serão capacitados sobre as principais biotécnicas de reprodução assistida animal atualmente em uso para a multiplicação e conservação de mamíferos, especialmente bovinos. Eles participam, de 28 de julho a 1º de agosto, do Curso de Reprodução Animal Assistida, coordenado pelo pesquisador Carlos Frederico Martins, da Embrapa Cerrados (Planaltina, DF).

Com carga horária de 45 horas/aula, o curso faz parte da disciplina de Reprodução Assistida Animal da UFG, e será realizado no Centro de Tecnologias para Raças Zebuínas Leiteiras (CTZL), pertencente à Embrapa Cerrados e localizado na rodovia DF-180, Km 64, s/n, Ponte Alta, Gama (DF). Confira a programação completa.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 18 de julho no Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, Campus II Samambaia, que fica na rodovia Goiânia-Nova Veneza. Informações pelo telefone: (62) 3521-1594 ou pelo e-mail ppgzootecnia@hotmail.com.

Contexto

O aumento da exigência mundial para produção de alimentos seguros em grande escala e de forma sustentável tem obrigado a pecuária bovina a sofrer adaptações, buscando o aumento da eficiência reprodutiva e produtiva dos animais em áreas cada vez menores. Nesse sentido, as biotécnicas de reprodução animal têm contribuído para produção de animais com genótipos superiores e com eficiência produtiva destacada.

O pesquisador da Embrapa Cerrados explica que a tecnologia de produção de embriões tem atualmente combinado a reprodução assistida com técnicas celulares, moleculares e genômicas, permitindo a multiplicação de animais geneticamente valiosos, bem como a produção de animais transgênicos, com aplicação nas áreas biomédica e agropecuária. Além disso, os avanços na criopreservação de sêmen, ovócitos e embriões têm facilitado o processo de conservação e disseminação de germoplasma animal, devido à facilidade de intercâmbio de material genético dentro e fora do País.

"Apesar de se encontrarem em diferentes fases de desenvolvimento, as biotécnicas de reprodução assistida animal podem contribuir consideravelmente com a evolução da pecuária nacional quando aplicadas de forma orientada", ressalta Martins.

Fonte:
Embrapa