'Artes: do interior para o interior'

28 de junho de 2014

 

Com o projeto intitulado Artes: do Interior Para o Interior, o Grupo Imagem – Artes Integradas circula por cinco cidades do interior goiano. Hoje, é a vez de Inhumas (GO) receber o espetáculo. O projeto propõe a circulação de cinco mostras gratuitas de teatro, música e artes visuais. Cada evento é constituído por vernissage de artistas visuais em espaços anexos à apresentação da peça cênica e mostra de músicos durante a exposição de artes visuais e apresentação do espetáculo Clowns-Tô-Folia.

Depois de passar pelas cidades de Jataí (24 de maio), Quirinópolis (26 de maio) e Araçu (6 de junho), o grupo chega a Inhumas dia 28, cidade-sede do grupo Imagem – Artes Integradas para encerramento do projeto.

A proposta, aprovada pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Lei Goyazes), visa a contribuir para a democratização de acesso a bens culturais, com a descentralização das produções artísticas, e foco no público do interior, além de promover bem como promover o intercâmbio e o diálogo entre as as cidades interioranas.

A peça Clowns-Tô-Folia reúne quadros miméticos clownescos, que contam pequenas histórias de amor e humor. Um pobre homem e sua solidão amorosa, um casal de amores brutos, um atleta e sua academia aberta. Esses personagens se encontram e se enlaçam, em busca de alguma satisfação interior. O elenco, formado por Cristyane Leal, Everaldo Miranda e Mário Leal, é dirigido por Rafael Martins, que também está em cena.

Os músicos contemplados pelo projeto são artistas que desenvolvem trabalhos autorais e que estão em processo de divulgação de seu produto cultural. Sem distinção de estilo musical, a proposta é viabilizar a circulação e o diálogo desses artistas com as cidades visitadas. Os músicos se apresentam durante a mostra de artes visuais. A dupla Luiz Rezende e Fernando compõe a seção musical do projeto.

Os artistas visuais participantes do projeto disponibilizam seus trabalhos artísticos para que circulem pelas cidades visitadas. Uma exposição coletiva anexa ao local de apresentação do espetáculo é montada para que o público tenha a oportunidade de apreciar suas obras. Rafael Martins e Luria Corrêa dividem as galerias ao lado de Edgar Franco, Layza Vasconcelos, Fátima Carvalho e o grupo Bicicleta Sem Freio. Este projeto é patrocinado pela Futura Caminhões –Volkswagen, tem o apoio da Universidade Federal de Goiás (UFG) e conta com a parceria de todas as prefeituras e secretarias de cultura das cidades visitadas.

 

Grupo Imagem

O Grupo Imagem – Artes Integradas, inicialmente com o nome de Cia. de Teatro Imagem, foi criado em 2006, por Rafael Martins e Cristyane Leal. Desde 2010, é mantido pela Associação Martins Leal Luccheze – Artes Integradas. Pela Lei nº 2.860, de 12 de dezembro de 2012, recebeu título de utilidade pública municipal em Inhumas, como reconhecimento dos trabalhos prestados à comunidade. Durante esse tempo, o grupo ampliou seu raio de atuação e agregou parceiros, passando a se chamar Grupo Imagem – Artes Integradas, que desenvolve trabalhos nas áreas de teatro, música, artes visuais, literatura e circo. Sua trupe é formada por atores, poetas, artistas visuais, músicos, pesquisadores, e amantes de arte, cuja proposta de trabalho visa a intercambiar as várias linguagens culturais, enlaçadas harmonicamente por eventos culturais.

 

 

Fonte: O Hoje

Categorias: clipping