Campanha contra fraturas

29 de junho de 2014 (domingo)

O departamento de ortopedia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC/UFG) ganhou um centro de referência da versão brasileira da campanha global “Capture a Fratura”, da Fundação Internacional de Osteoporose (IOF). O objetivo do programa é diminuir a incidência das fraturas causadas pela doença.

A abordagem sistemática criada pela IOF é conhecida como Fracture Liaison Service (FLS) e deve ser implantada em todos os hospitais públicos do país.

O serviço multidisciplinar recomenda que, ao chegar com uma fratura ao hospital, o paciente, após o tratamento cirúrgico, deve ser identificado e investigado para osteoporose, com a realização de exames, como densitometria óssea e Raio-X.

Risco

Para os casos em que é identificada a osteoporose, e há risco de novas fraturas, o programa recomenda o uso de tratamentos específicos que possam prevenir refraturas no longo prazo, como é o caso do já usado há 10 anos, ranelato de estrôncio, que atua na formação de osso novo.

“Muitas vezes o paciente desconhece que tem osteoporose e já chega ao consultório com uma fratura. Mas está comprovado que uma fratura de punho dobra o risco de uma na coluna vertebral que, por sua vez, multiplica por cinco o risco de uma fratura de quadril”, explica Lindomar Guimarães de Oliveira, professor do departamento de ortopedia do Hospital das Clínicas.

“O ranelato de estrôncio age nas células do osso, estimulando a formação óssea e diminuindo a ação das células que os desconstroem. Assim, é a primeira substância de dupla ação contra a osteoporose, pois combate a corrosão e também ajuda na construção do tecido ósseo”, esclarece Oliveira.

Fonte: O Popular

Categorias: clipping