UFG conclui seu último vestibular

A partir do ano que vem, a universidade irá adotar somente o Sisu como forma de ingresso no ensino da instituição

11 de julho de 2014

Alista com os aprovados no último vestibular tradicional da Universidade Federal de Goiás (UFG) foi divulgada ontem. A estudante Bárbara de Castro Machado, de 18 anos, não perdeu tempo e foi para o Parque Vaca Brava, no Setor Bueno, comemorar com os amigos.

Ela conquistou uma das 505 vagas para cursos presenciais da instituição. A estudante vai cursar Engenharia Elétrica e está satisfeita com o resultado. “É isso que eu quero para minha vida. Estou muito feliz em conseguir a vaga.”

Os aprovados têm os dias 15 e 16 de julho, no horário entre 8 e 17 horas, para efetuar suas matrículas. Os alunos de Goiânia e de Aparecida devem procurar o Centro de Cultura e Eventos da UFG, no Campus Samambaia. Já os alunos da Cidade de Goiás e de Jataí devem ir ao centro de Gestão Acadêmica de cada município. A segunda chamada será divulgada no dia 18 e a terceira, no dia 25 deste mês. Nesses casos, a matrícula será feita no dia 29 de julho. As aulas começam no dia 4 de agosto.

A UFG ofereceu 1.160 vagas nesse vestibular, dos quais 505 foram para cursos presenciais. Dessas 477 foram preenchidas. As outras 28 que ficaram ociosas são dos cursos de música e a vacância se deu pela não aprovação nas provas práticas.

As outras 655 vagas oferecidas são para cursos a distância. Apenas 201 candidatos foram convocados. Isso, segundo a UFG, já era esperado, já que os cursos são novos e o público é diferente daquele que busca os cursos presenciais.

Sisu

A partir do ano que vem, a UFG abandona o vestibular tradicional e a seleção dos alunos passa a ser feita pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para utilizar o Sisu, o candidato necessita, exclusivamente, ter se submetido ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com a nota na avaliação nacional, o aluno se candidata às vagas não só na UFG, mas em todas as instituições que aderiram ao mesmo sistema.

O professor de cursos preparatórios para o vestibular Luiz Eduardo de Morais vê a nova modalidade de ingresso no ensino superior com ressalvas. “Pode ser muito bom, porque o aluno tem condições de se preparar bem para uma única prova. Saindo bem nessa avaliação, ele pode se candidatar a muitas instituições.”

Por outro lado, esse também é um ponto negativo, segundo o professor. “Como é só uma prova, se não tiver um bom aproveitamento, perde a chance de tentar vagas em outras universidades.”

A dica do professor é se dedicar à avaliação deste ano, que será realizada nos dias 8 e 9 de novembro. “Não acredito que a adesão da UFG ao Sisu seja motivo de preocupação. O aluno deve estudar como para um vestibular comum.” Luiz Eduardo acrescenta que, assim como em outros certames, as provas exigem atenção e concentração.

Enem

O Enem é composto por quatro provas objetivas com 45 questões cada e uma redação. Este ano, no dia 8 de novembro, serão aplicadas provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. O aluno terá 4h30 para concluir a prova. No domingo, 9 de novembro, a avaliação é de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. Dessa vez, o aluno terá 5h30 para finalizar a avaliação.

Diretor de escola privada no Jardim América, José Gomes de Alencar afirma que a mudança no sistema de seleçã da UFG não deve pautar o estudo dos alunos. “Independente de Enem ou vestibular, o aluno deve estudar para aprender. Se ele focar nisso, vai se sair bem nessa prova ou em qualquer outra que for realizar. Uma prova não deve ser o objetivo de nenhum aluno”.

Fonte: Portal O Hoje

Categorias: clipping