André Monteiro realiza exposição fotográfica

26 de julho de 2014

O fotógrafo André Monteiro mostra seus trabalhos na mostra Parque das Emas em Preto e Branco

Um olhar abstrato da realidade, seja para ampliar a alegria ou a dor, é a proposta da exposição fotográfica Parque das Emas em Preto e Branco, do fotógrafo carioca radicado há 25 anos em Goiânia André Monteiro. A mostra está aberta para visitação a partir de hoje, das 8 às 20 horas, no espaço Multiuso, no Sesc do Centro. O projeto foi lançado ontem. A curadoria é do editor de fotografia do POPULAR e do jornal Daqui, Weimer Carvalho. A entrada é franca.

O projeto é fruto de um trabalho que provoca o observador a se atentar sobre a importância da preservação e conscientização ambiental do Parque Nacional das Emas, localizado no sudoeste do Estado. “É a materialização de um olhar alternativo da realidade sobre o território, sua natureza e os habitantes que ali vivem e que quase sempre passam despercebidos no cotidiano”, avalia Monteiro.

Ao todo foram selecionadas 35 imagens, que ficam em cartaz até 31 de agosto. Os primeiros registros foram feitos há quase uma década por André Monteiro. Segundo ele, o saudosismo e a atemporalidade proporcionados pelo uso do preto e branco são um reforço afetivo nas obras. “Sem a cor, as formas e a luz têm uma ligação muito forte com nossa memória. Fotografia é isso, quando ela impacta, consegue congelar o tempo para alegria ou tristeza”, justifica o autor.

Apaixonado pela natureza, André Monteiro está finalizando o seu novo livro, Parque das Emas: o Meio e o Homem, que deve ser lançado no início de 2015. “Além de toda a beleza do lugar, vou mostrar a relação entre o morador antigo, produtor e o parque”, adianta. Ele também é autor da obra Memória: Boiadeiros do Cerrado (2010) e das fotografias de Uma Pausa Para a Coluna Passar (2012), do escritor e membro da Academia Goiana de Letras, Martiniano J. Silva.

Paixão

A paixão pela fotografia surgiu ainda na infância na vida do carioca André Monteiro, de 62 anos. Quando criança, gostava de observar o seu pai manuseando uma antiga câmera alemã Rolleiflex no início da década de 1960. Em 1982, começou a fotografar eventualmente e desde 2005 profissionalmente. Há mais de 20 anos mora na capital. “Ver as fotos e os negativos naquela época me entusiasmavam. Queria também mostrar minha visão de mundo”, lembra.

Monteiro é formado em Engenharia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e tem pós-graduação em Geoprocessamento Aplicado ao Sensoriamento Remoto por Imagens pela UFG. Ele também é membro da Associação de Fotógrafos de Natureza do Brasil (Afnatura) e da Confederação Brasileira de Fotografia (Confoto). Já expôs em grandes mostras e museus, como no Salão Nacional de Fotografia, Museu da Imagem e do Som, em Araraquara (SP), em 2013, e na Mostra Internacional FotoRio, no Rio de Janeiro (RJ), em 2011, entre outras.

Exposição fotográfica: Parque das Emas em Preto e Branco por André Monteiro
Visitação: Até 31 de agosto, de segunda a sábado das 8 às 20 horas, e aos domingos, das 15 às 18 horas
Local: Sesc Centro (Rua 15, esquina com a Rua 19, Centro)
Entrada franca
Mais informações: 3933-1712 ou 3933-1711

 

Fonte: O Popular

Categorias: clipping