Especialista em danças urbanas realiza em Itajaí a primeira residência do projeto Curto-Circuito

Primeira residência de projeto promovido pelo Instituto Festival de Dança de Joinville e o Itaú Cultural inicia no dia 30. Inscrições limitadas a 25 vagas estão abertas

 

Mauro Artur Schlieck/Divulgação/ND

Depois de se dedicar por anos à dança urbana na condição de bailarino, Rafael Guarato estendeu sua paixão ao gênero especializando-se e pesquisando sobre o tema

           

Inicia na sexta da semana que vem (31), em Itajaí, a primeira residência do projeto Curto-Circuito, promovida pelo Instituto Festival de Dança de Joinville e o Itaú Cultural. Para esta etapa do projeto na região Sul – serão cinco cidades brasileiras, cada uma representando uma região, e Itajaí foi escolhida pela localização estratégica – o gênero escolhido é danças urbanas, com o professor Rafael Guarato, dançarino, pesquisador em dança, professor da UFG (Universidade Federal de Goiás) e autor do livro “Dança de Rua: corpos para além do movimento”.

A proposta de Guarato é tratar das possibilidades de ampliação dos processos criativos e compositivos, tendo como alicerce as técnicas das danças urbanas. O professor pretende intercalar teoria e prática e questões como palco, rua, cenário, figurino, trilha sonora, elenco, iluminação e proposta cênica; além de questões relativas ao mercado.

O Curto-Circuito Itajaí tem apoio da Fundação Cultural de Itajaí e será realizado na Casa da Cultura Dide Brandão, em quatro finais de semana entre outubro e novembro de 2014.

Coreógrafos, intérpretes-criadores, bailarinos, estudantes, professores e pesquisadores em dança podem inscrever-se para esta primeira etapa, que oferece 25 vagas. As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas pelo site www.festivaldedanca.com.br, até o dia 30.

Curto-Circuito, um projeto inédito

O Curto-Circuito é um projeto inédito de residências artísticas, que tem como objetivo interligar diferentes experiências na área da dança, de diversas localidades, até junho de 2015.

A proposta para esta edição é realizar dez residências voltadas para os processos de criação em dança contemporânea, danças urbanas, jazz, sapateado, danças populares e balé neoclássico, sendo duas delas em cada uma das cidades selecionadas: Itajaí (região Sul), Paulínia/SP (Sudeste), Campo Grande/MS (Centro-oeste), Fortaleza/CE (Nordeste) e Manaus/AM (Norte).

As cinco cidades foram selecionadas considerando o histórico de participação de grupos e escolas de cada região nas 32 edições do Festival de Dança de Joinville, através de dados obtidos na pesquisa realizada junto aos participantes do Festival de 2013 e também pelo do site do evento.

No caso das regiões Sul e Sudeste, a escolha considerou também o critério de abrangência, identificando cidades que num raio de 80 km atingem diversos municípios com grande densidade demográfica e que abrigam inúmeras escolas e grupos de dança. Nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste, as cidades escolhidas são polos de desenvolvimento regional.

No festival de 2015, serão compartilhados os primeiros resultados deste projeto-piloto, que poderá se transformar num programa permanente. 

 

De dançarino, Guarato transformou-se em pesquisador

 

Dançarino, pesquisador em dança, professor da UFG, Rafael Guarato atuou como dançarino de danças urbanas desde 1995, participando de grupos de Uberlândia (MG) até 2002.  Tem aprofundado sua pesquisa corporal em danças urbanas e se dedicado ao estudo das possibilidades estéticas na cena contemporânea da dança. Além do livro “Dança de Rua: corpos para além do movimento”, desenvolve investigações que perpassam a dança, arte, indústria cultural, apropriação, economia da arte e cultura popular.

Doutorando em história cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina; mestre em história social pela Universidade Federal de Uberlândia; pesquisador vinculado ao Populis (Núcleo de Pesquisa em Cultura Popular, Imagem e Som); membro da Abrace (Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas); Anda (Associação Nacional de Investigadores em Dança) e da ANPUH (Associação Nacional de História).

Serviço:

O quê: Residência em Processos de Criação em Dança Urbanas – Curto Circuito, em Itajaí, com o professor Rafael Guarato

Quando: 31/10 e 01/11, 14 e 15/11, 21 e 22/11, 28 e 29/11 – Horário: sextas (das 14 às 22h) e aos sábados (das 9h às 18h30)

Onde: Casa da Cultura Dide Brandão (rua Hercílio Luz, Centro, Itajaí)

Carga horária total: 60 horas

Número de vagas: 25 participantes

Inscrições: gratuitas, até o dia 30, pelo site www.festivaldedanca.com.br

 

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Dança

Loading...