Profissionais da SMS participam do 11º Conpeex da UFG

Data: 04/11/2014

Veículo: Portal Prefeitura de Goiânia

 

A coordenadora do Ambulatório Girassol e a psicóloga da Divisão de Vigilância à Violência estiveram presentes no evento para falar sobre violência contra a mulher

A Universidade Federal de Goiás (UFG) promove, até esta quarta-feira, 5, a 11ª edição do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex). A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participou da atividade por meio do minicurso 'Violência contra a Mulher', em que participaram duas profissionais da SMS: a coordenadora do Ambulatório Girassol, Dra. Maria Laura Porto, e a psicóloga da divisão de Vigilância às Violências e Promoção da Saúde, Dra. Maria Aparecida Alves. 

A Profa. Dra.
Sandra Maria Brunini, da Faculdade de Enfermagem, foi quem organizou o minicurso, com a ajuda de Porto. O quadro de palestras contou também com a participação da diretora do Centro de Valorização da Mulher Consuelo Nasser (Cevam), Maria das Dores Soares. 

A primeira palestrante da tarde foi Maria Laura Porto, que falou sobre o histórico da violência sexual contra a mulher e sobre a conduta do serviço público de saúde no acolhimento das vítimas. Ela traçou a evolução das políticas públicas, desde a instituição do aborto legal, em 1940, até a aprovação da Lei 12.845, que obriga os hospitais a oferecer atendimento emergencial, integral e multidisciplinar às vítimas de violência sexual. 

Segundo dados do Ministério da Saúde, a cada 15 segundos uma mulher é agredida no país. 65% delas, por pessoas do próprio convívio. Ainda assim, menos de 20% destas mulheres procuram atendimento no serviço de saúde e nas delegacias de polícia. 

Para Porto, é fundamental que as mulheres estejam informadas sobre seus direitos e sobre a importância do atendimento médico. A medicação ministrada em até 72 horas, por exemplo, tem 100% de eficácia contra as várias Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) como sífilis, gonorreia, tricomoníase, hepatites A e C e HIV, que podem ser contraídas em casos de violência sexual.

Porto ressaltou que o principal objetivo do Ambulatório Girassol em participar destes eventos é divulgar o serviço prestado na unidade, que é um espaço do Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI) especializado no acolhimento de mulheres vítimas de violência sexual. Toda a equipe do hospital é treinada para lidar com estes casos, tratando a vítima com dignidade, em um atendimento humanizado e sigiloso. 

No ambulatório, que recebe mulheres maiores de 14 anos e residentes em Goiânia, as vítimas recebem acompanhamento por seis meses com uma equipe multidisciplinar, que conta com psicólogos, assistentes sociais, médicos, enfermeiras, entre outros. 

É importante lembrar que não é necessário encaminhamento ou regulação para atendimento no ambulatório. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8 às 12h, mas as mulheres que sofrerem violência sexual podem se encaminhar ao HMDI em qualquer horário. Elas serão recebidas na emergência para que seja ministrada a medicação e tratadas as possíveis lesões físicas e, a partir do próximo dia útil, já iniciarão o acompanhamento no ambulatório. 

A DEAM 

A Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) foi representada no Conpeex por sua Delegada Titular, Dra Ana Elisa Gomes. Ela destacou o aumento da procura por atendimento na delegacia após a instituição da Lei Maria da Penha, que passou a instituir a abertura de inquérito para os casos de violência sexual. 

Gomes destacou a importância da parceria entre a polícia e o serviço de saúde para solucionar os casos. Para ela, o atendimento da vítima e a coleta de material para os inquéritos são fundamentais para a identificação do agressor e para que a vítima minimize as consequências da violência sofrida. 

O Cevam 

Durante o minicurso, a diretora do Centro de Valorização da Mulher Consuelo Nasser (Cevam), Maria das Dores Soares, divulgou o serviço do centro, que acolhe mulheres, crianças e adolescentes vítimas de abuso, abandono e violência em Goiás. O Cevam promove trabalhos publicitários e realiza bazares para conseguir se manter. Doações podem ser feitas pelo site da instituição http://www.cevam.com.br/. 

Vigilância à Violência 

Fechando o dia de palestras, a Dra Maria Aparecida Alves explicou as relações entre a exploração sexual e as questões de raça e gênero. Alves tratou da vulnerabilidade de alguns grupos sociais em relação às violências. Ela deu uma aula sobre a construção social do gênero feminino e sobre como a violência simbólica afeta a autoimagem das mulheres e contribui para sua opressão. 

Serviço 
Ambulatório Girassol: Al. Emilio Póvoa, 151, Vila Redenção – Hospital e Maternidade Dona Iris (3956-8888)
DEAM: Rua 24, Quadra 49, Lote 27, 203, Setor Central (3201-2802)
Cevam: Rua SNF 02, Qd. 1 A, Lt. 1 a 4, Setor Norte Ferroviário (3213-2233)

Por Bruna Aidar (bolsista), da editoria de Saúde - Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Fonte: Portal Prefeitura de Goiânia

Categorias: clipping