Acadêmicos do País se reúnem no XXII Conselho de Reitores da Universia Brasil

Data: 05 de novembro de 2014

Veículo: Portal Universia

Evento aconteceu nesta quarta-feira, em São Paulo, com a presença de 25 importantes acadêmicos do País

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (5) no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo, o XXII Conselho de Reitores da Universia Brasilcom a presença dos principais reitores e dirigentes das instituições de Ensino Superior do País.

Participaram do evento Marco Antônio Zago(USP - Universidade de São Paulo), Glaucia Maria Pastore (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas), Carlos Antônio Levi da Conceição (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro), Joaquim Clotet (PUC-RS - Pontifícia Universidad Católica do Rio Grande do Sul), Roselane Neckel (UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina),Benedito Guimarães Aguiar Neto(Universidade Presbiteriana Mackenzie), Pe. Josafa de Siqueira (PUC- RJ – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), Soraya Soubi Smaili (UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo), Ivan Marques de Toledo Camargo (UNB – Universidade de Brasília) e Marcelo Fernandes de Aquin(UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos).

Também estavam presentes como convidados dessa sessão o vice-reitor
José Eduardo Martinez (PUC-SP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), reitor Carlos Américo Pacheco (ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica), reitor urico de Barros Lobo Filho (UFAL – Universidade Federal do Alagoas), reitor Oscar Hipólito (ANHEMBI – Universidade Anhembi Morumbi), reitor Márcio de Moraes(Universidade Metodista), reitor José Carlos de Souza Junior (MAUÁ – Instituto Mauá de Tecnologia), diretor-acadêmico Prof. Waldomiro Loyolla (Univesp – Universidade Virtual de São Paulo), reitor Mario Cesar dos Santos (Univali – Universidade do Vale do Itajaí), reitora Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro (ABRUEM/UESC), reitor Zaki Akel Sobrinho (UFPR - Universidade Federal do Paraná), reitora Maria Lucia Cavali Neder (UFMT – Universidade Federal do Mato Grosso), reitor Orlando Afonso Valle do Amaral (UFG – Universidade Federal de Goiás), vice-diretor Cesar Silva (Centro Paula Souza), reitoraValéria Heloísa Kemp (UFSJ – Universidade Federal de São João del-Rei) e reitor Fábio do Prado (Centro Universitário FEI).

Na abertura do encontro, o presidente do Banco Santander no Brasil,
Jesus Zabalza, lembrou a importância de Emilio Botín, presidente mundial do Banco Santander que morreu em setembro passado, aos 79 anos, vítima de um ataque cardíaco. “Essa é a nossa primeira reunião após o III Encontro Internacional de Reitores, que foi um evento muito importante e que marcará a história da Universia. Junto com a satisfação de termos organizado um encontro tão exitoso, não podemos deixar de registrar nossa tristeza por ter sido a última reunião e contato que tivemos com nosso presidente Emilio Botín. A ele, o grande idealizador da Universia, a homenagem que tenho certeza que é de todos os membros deste Conselho”, falou.

Na sequência, apresentou-se o diretor-geral da Divisão Global do Santander Universidades,
José Antonio Villasante. “Em 17 anos, criamos uma relação estratégica e de confiança com as universidades. Ao todo são 1.152 convênios de colaboração em 20 países com investimento de meio milhão de euros e ofertas de mais de 22 mil bolsas de estudos”, contou Villasante, seguido do conselheiro delegado da Universia, Jaume Pagès; do diretor-geral da Universia Brasil, Luís Cabañas e do ex-reitor da Universidade de Salamanca e assessor da Presidência para Assuntos de Universidades, Ignácio Berdugo.

Pagès informou que a rede Universia intermediou
2,9 milhões de emprego de jovens universitários entre 2001 e 2013. “Foram 7,2 milhões de vagas de emprego publicadas por 98.680 empresas. Este ano, 98.680 empresas publicaram com a ajuda da Universia 2.172.685 vagas”, contou.

Na sequência, Pagès apresentou os resultados da
plataforma de cursos online Miríada X. “Ao todo são 172 cursos de universidades iberoamericanas com 961.627 inscritos. Até o momento, 114.502 pessoas já finalizaram os cursos”, contou.

Cabañas apresentou as atividades locais da
Universia Brasil realizadas no ano de 2014. “Temos o compromisso em ajudar os estudantes de todo o País a entrar na universidade e conseguir o seu primeiro emprego”, garantiu.

Por fim, Berdugo mostrou os resultados do III Encontro Internacional de Reitores, realizado em julho passado no Rio de Janeiro com a participação de mais de 1.103 reitores de universidades de mais de 30 países.
Temas como a internacionalização da universidade e a importância da tecnologia no ensino superior foram discutidos pelos participantes. O evento terminou com o compromisso das instituições de ensino presentes em melhorar, modernizar e internacionalizar a Educação Superior. O resultado dos debates está documentado na Carta Universitária do Rio 2014.

Segundo Berdugo, as universidades se comprometeram a
trabalhar 10 questões-chave a respeito do futuro das universidades e da Educação Superior. “São elas: a consolidação do Espaço Ibero-americano do Conhecimento (EIC), a responsabilidade social e ambiental da universidade, a melhoria da informação sobre as universidades ibero-americanas, a atenção às novas expectativas dos estudantes, a formação continuada dos professores e o fortalecimento dos recursos docentes, a garantia de qualidade do ensino e sua adequação às necessidades sociais, a melhoria da qualidade da pesquisa, a transferência de seus resultados e a inovação, a ampliação da internacionalização e das iniciativas de mobilidade, a utilização plena das tecnologias digitais e a adaptação a novos esquemas de organização, governo e financiamento”, concluiu anunciando que o próximo Encontro Internacional de Reitores Universia será realizado em 2018 em Salamanca, Espanha.

Fonte: Portal Universia

Categorias: clipping