Duo apresenta ‘piano a quatro mãos’ neste domingo (24)

Data: 23 de setembro de 2017
Fonte/Veículo: O Hoje
Link direto da notícia: http://ohoje.com/noticia/cultura/n/137620/t/duo-apresenta-piano-a-quatro-maos-neste-domingo-24

Fany Solter e Roberto Domingos trazem repertório específico do século 19

Gabriella Starneck*

Os músicos Fany Solter e Roberto Domingos fazem um concerto de piano a quatro mãos neste domingo (24), às 11h no Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (UFG).  A apresentação é a próxima atração da série Concertos UFG, que faz parte do projeto Concertos em Goiânia, realizado pelas professoras da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (Emac/UFG), Gyovana Carneiro e Ana Flávia Frazão. A entrada para o evento é gratuita.

E para quem tem interesse em acompanhar o concerto, é bom chegar mais cedo para não ficar sem lugar! Segundo Gyovana Carneiro, a procura por parte do público tem aumentado nas últimas apresentações. “No último concerto tinham muitas pessoas sentadas no chão, nas escadas. Eu acho que isso é uma coisa maravilhosa aqui em Goiânia, realmente a população tem respondido e comparecido aos concertos”, afirma Gyovana. Vale ressaltar que o Centro Cultural UFG não é muito grande e só tem capacidade para 250 pessoas.

Importância

As produtoras culturais Gyovana Carneiro e Ana Flávia Frazão desenvolvem uma série de concertos, há 10 anos, para inserir Goiânia no circuito nacional da música clássica. Fany Solter e Roberto Domingos, que se apresentam neste domingo, vão tocar juntos no Rio de Janeiro, em São Paulo, Belo Horizonte e, agora, também em Goiânia, que foi inserida nessa turnê.  Gyovana ressalta que ainda não é tradição essas apresentações aqui na capital. “Eles ficam nesse eixo Rio - São Paulo, quando saem é para Belo Horizonte e Curitiba. Hoje, a gente tem trazido as apresentações para Goiânia”, afirma a produtora.

Gyovana ainda destaca a importância de trazer esses músicos não só para população que vai assistir um recital de alto nível, mas para os alunos que cursam música. “É muito importante a gente trazer músicos que tem relevância internacional para Goiânia, para que o aluno tenha um referencial, saiba onde ele pode chegar. Escutar um grande músico é um sopro de vida para os musicistas iniciantes, para eles almejarem uma carreira, e ansiarem tocar tão bem quanto. É muito importante ouvir música de qualidade”, afirma Gyovana.

Atrações

Fany Solter e Roberto Domingos possuem uma longa história de amizade e interação musical, eles tocam juntos desde 1987. “O duo deles funciona muito bem musicalmente, e um dos motivos é por eles tocarem juntos há tantos anos”, relata Gyovana Carneiro. Domingos foi aluno de Fanny, e hoje ele é responsável por manter o legado de sua mentora. Segundo a produtora Gyovana, Roberto tem ficado com vários alunos da Fany, ele tem sido o sucessor dela nas universidades da Alemanha.

No concerto deste domingo (24), os espectadores podem esperar apresentações das obras de Franz Schubert, Maurice Ravel e Valerij Gavrilin. “Existe um repertório específico para piano a quatro mãos, que vem do século 19 e é muito cultuado pelos pianistas. Eles vão fazer grandes obras desse repertório!”, afirma Gyovana. Vale ressaltar que o piano a quatro mãos é caracterizado pela formação de dois pianistas que tocam juntos um mesmo piano.

Fany Solter já foi premiada em concursos internacionais, e nos últimos anos, foi membro do juri de concursos de piano em Genebra, Bruxelas, Luxemburgo, Valência e Tóquio. Roberto Domingos também atua em diversos países como Alemanha, Suíça, Espanha e França, além de trabalhar em concursos nacionais e internacionais como complemento a sua atuação musical.

Concertos em Goiânia
Quando: 24 de setembro (domingo)
Onde: Centro Cultural UFG (Av. Universitária, 1533 – Setor Leste Universitário )
Horário: 11h