Sites Institucionais

Em março de 2018 a Secretaria de Comunicação da UFG, em parceria com diversos órgãos administrativos e unidades acadêmicas, iniciou o extenso trabalho de reformulação dos sites institucionais da universidade. Com base em realização de pesquisas para identificação de público e as discussões que já estavam sendo feitas para a construção da Política de Comunicação da UFG, o novo layout do Portal UFG foi lançado em dezembro de 2018.

As pesquisas e avaliação dos mais de 600 sites que estavam ativos na UFG demostraram a urgência e necessidade de retirada de conteúdos desatualizados, exclusão de sites que não eram mais utilizados bem como reforçaram a importância do fortalecimento dos sites principais das Unidades Acadêmicas e Órgãos Administrativos.

A partir desde lançamento, a comissão formada exclusivamente para atuar no planejamento dos novos sites trabalhou na formulação de dois outros layouts. Sendo assim, hoje a UFG conta com três layouts de sites institucionais.

- Modelo das Pró-reitorias, Secretarias, Órgãos Administrativos e Laboratórios que prestam atendimento a público externo;

- Modelo Unidades Acadêmicas e sites vinculados

- Modelo Portal UFG.

Uma vez concluído o processo de concepção dos modelos, a Secom em parceria com a Secretaria de Tecnologia e Informação (SeTI) atua para a realização da migração dos sites da UFG. O objetivo é que com a migração as Unidades Acadêmicas e Órgãos Administrativos possam rever as suas práticas e a real função dos seus sites institucionais. Todo o trabalho tem como norteador a Política de Comunicação da UFG, aprovada em maio de 2019, e a Instrução Normativa SeTI-Secom, aprovada em outubro de 2019.

Capacitando administradores e Agentes de Comunicação, a Secom oferece apoio de forma intensa e total tanto no que se refere a orientação de conteúdos e migração para novo layout, com a atuação da Diretoria de Relações Públicas e Diretoria de Jornalismo, quanto na produção de material gráfico para os sites, com realização da Diretoria de Publicidade Institucional.

Como solicitar um site institucional?

A Secom/UFG recomenda que sejam criados novos sites apenas se o conteúdo a ser divulgado não possa ser acrescentado ao site principal da Regional, Unidades Acadêmicas ou Órgão Administrativo. Orientamos que a decisão de criação de um novo site vinculado seja discutido com o Agente de Comunicação das Unidades Acadêmicas ou Órgão Administrativo, no caso da Regional Goiânia, ou diretamente com a Assessoria de Comunicação, quando site da Regional Goiás.

Caso seja verificada a real necessidade de criação de novo domínio, o fluxo para solicitação é o exposto abaixo:

1º - Criação do Processo "Documentação e Informação - Informática: Criação de Sites", disponível no SEI UFG, incluir e preencher o formulário "Site Institucional" que deve ser assinado digitalmente pelo diretor da Regional, da Unidade Acadêmica ou do Órgão Administrativo. Em seguida o processo deve ser encaminhado para a Secretaria de Comunicação (Secom/UFG), caso seja site ligado à Regional Goiânia ou a Assessoria de Comunicação (Ascom), caso seja um site da Regional Goiás. Lembramos que deve ser informado ainda o nome de um servidor (docente ou técnico-administrativo) que será o responsável pelos conteúdos publicado.

2º - A Secom entrará em contato para agendar uma reunião de orientação. A participação do Agente de Comunicação e dos solicitantes é imprescindível. Nessa reunião haverá o compartilhamento por parte dos solicitantes sobre as necessidades relacionadas à comunicação e a Secom orientará de forma estratégica, além disso, serão compartilhadas as informações sobre as etapas de criação de site/página e as responsabilidades dos envolvidos.

3º - A Secom/UFG irá solicitar por meio de GLPI ao Cercomp a criação do domínio.

4º - Uma vez atendidos os critérios quanto ao conteúdo e produção do material gráfico (banner, assinaturas do site e boxs), a Secom irá solicitar ao Cercomp a disponibilização do tema para o administrador do site.

Vale ressaltar que, de acordo com a Instrução Normativa n.º 01/2019 SeTI-Secom a cor do site deve ser o mesmo do Órgão Administrativo ou Unidade Acadêmica ao qual ele é vinculado. O documento postula ainda que o Cercomp não será responsável pela customização do layout para atender necessidades específicas. Por fim, sites com mais de 120 dias sem atualização serão inativados.

Como solicitar o material gráfico do site institucional?

A diretoria de Publicidade Institucional da Secom está à disposição para a produção do material gráfico dos sites institucionais da universidade. Para isso, é necessário solicitar por meio do formulário. Caso prefira produzir o material gráfico de forma independente, informamos a abaixo os formatos das artes. Vale lembrar que é necessário se atentar ao Manual de Marcas das UFG para a produção do material gráfico e que as assinaturas do site (sigla da unidade que é posicionada no topo da página ao lado da logo da UFG), devem ser produzidas exclusivamente pela Secom, evitando a desconfiguração da página. A solicitação deste link pode ser feita por email. Em caso de dúvidas, a diretoria de Publicidade Institucional está à disposição pelo e-mail: publicidade.secom@ufg.br.

Confira os principais formatos:

Banner - 1440x550

Banner.png