Política de Comunicação

A elaboração da política de comunicação da Universidade Federal de Goiás (UFG), baseada na comunicação pública, no fortalecimento da cidadania e na integração dos diferentes organismos de comunicação da Universidade, foi um processo construído de forma coletiva que durou cerca de quatro anos. Este documento reúne o conjunto de valores, princípios e diretrizes norteadoras das ações, produtos e serviços de comunicação em toda a Instituição, em consonância com a missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

A política de comunicação foi elaborada a partir dos esforços de integração de órgãos, unidades e veículos da área de comunicação da UFG e de outros que trabalham com informação e comunicação na Instituição. Este documento é embasado de forma teórica e empírica em pesquisas bibliográficas, trocas de experiências, pesquisas de opinião junto à comunidade universitária, reuniões, seminários e encontros temáticos. O trabalho tem a característica de construção conjunta por envolver a comunidade universitária, por meio de consultas públicas, reuniões com os conselhos diretores das unidades acadêmicas, conselhos gestores das regionais, diretorias de órgãos, laboratórios e, por fim, com o Conselho Universitário (Consuni).

A realização de audiência pública e o período de consulta pública do documento, de julho a outubro de 2017, reforçam o caráter coletivo do processo de construção da política de comunicação da UFG. Os diálogos foram fundamentais para o entendimento desta área como estratégica e para o reconhecimento de que uma cultura de comunicação na UFG é responsabilidade de todos.

A Política de Comunicação da UFG foi aprovada no dia 31 de maio de 2019. Confira o documento completo.

Acesse o site: Política de Comunicação da UFG